Piscina na Costeira possui peixes que comem larvas da dengue


Por Redação JB Litoral Publicado 27/01/2016 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h00

Preocupação deflagrada desde agosto do ano passado e alertada pelo JB, a piscina sem uso localizada na casa desabitada da fotografa Cristiane Coutinho, que fixou residência em Portugal, não possui risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Pelo menos é o que garantiu na semana passada, Rafael Coutinho Guimarães, filho da fotógrafa.

A situação foi discutida na reunião do bairro, realizada na sede comunitária da Associação de Moradores do Bairro da Costeira (Ambac) e, desta vez, ganhou a atenção da família, inclusive da própria Cristiane Coutinho e sua filha, Clara, que se manifestaram através das redes sociais.

De acordo com Rafael Coutinho, apesar de suja (limo), ele garantiu que na casa não há focos do mosquito e que tem vindo, periodicamente, verificar esta situação. Ele informa que na piscina existem peixes e filhotes de girino, que se alimentam da larva do mosquito transmissor da dengue.

Disse ainda que existem carpas de porte médio que ficam mais ao fundo da piscina. “Estou me pronunciando a fim de tranquilizá-los com respeito a nossa casa”, disse Rafael fazendo referência à piscina.

Ele enviou fotos dos peixes que habitam na piscina e que, raramente aparecem na superfície, mas que vem à tona sempre que ele os alimenta. “Posso lhe garantir que nossa piscina não tem focos da doença, sei que é uma época de preocupação para todos e reconheço que, como cidadãos, apenas queremos o melhor para nossa população”, encerrou Rafael em mensagem enviada ao editor do JB.

Mutirão no bairro

A preocupação com a situação da dengue na cidade foi discutida na noite de quarta-feira (13), na sede comunitária da Associação de Moradores do Bairro da Costeira (AMBAC), que definiu detalhes e a logística para realização de um mutirão de combate à dengue no bairro.

Convocados pelas redes sociais, através do líder comunitário, o empresário Maickon Chemure e pela diretoria da Ambac, os moradores compareceram em pequeno número, mas o suficiente para repercutir o trabalho que já começou na quinta-feira (15).

Além do empresário e da diretoria da Associação, estiveram presentes o vereador Arnaldo Maranhão (PSB), o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Gerson França, um representante da ONG Paranaguá Criativa, uma representante da Secretaria da Saúde e um palestrante da ONG Paranaguá Criativa e o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro, Cleodinor da Costa.

Entre os moradores, esteve presente o ex-vice-prefeito Fabiano Vicente Elias (PTN), que conseguiu 10 caçambas coletoras e maquinário para colaborar no mutirão contra a dengue.

A ação ocorreu no sábado e mobilizou lideranças comunitárias e moradores no trabalho de conscientização, coleta de entulhos e materiais que contribuem com focos de proliferação do mosquito da dengue.

A logística se deu com a colocação das caçambas coletoras em pontos estratégicos do bairro, onde os moradores puderam depositar seus entulhos. Também foram distribuídos sacos plásticos para que fossem colocados objetos que possam reter água.

Presente na reunião, Gerson França, da secretaria de Meio Ambiente, falou das ações que a prefeitura está tomando para combater a dengue e disponibilizou três caminhões de coleta já na quinta-feira e uma pá carregadeira para recolhimento de material, que será levado para o aterro sanitário.

No sábado (17), ele disponibilizou ainda dois caminhões de coleta e uma pá carregadeira das 10 horas até às 15hs30 para o bairro.