Plano de Mobilidade tem projeto da Ponte de Guaratuba e 56 km de ciclovia


Por Publicado 25/10/2021 às 18h27 Atualizado 16/02/2024 às 17h05

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um importante instrumento da política urbana, instituído pela Lei da Mobilidade Urbana 12.587/12 e atua como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte em áreas urbanas e seus arredores. As diretrizes nacionais para o planejamento da mobilidade urbana orientam a governança local.

O JB Litoral conversou com a professora Amanda Gallucci, responsável pelo PMU de Guaratuba, que irá definir os objetivos e diretrizes para ordenar a mobilidade urbana do município, “Rumo à sustentabilidade e a melhora da qualidade de vida dos cidadãos“, diz Amanda. Além disso, o Plano estabelece as intervenções necessárias, por meio de propostas e prioriza o transporte ativo em detrimento do motorizado. “Para tanto, são propostas ações que visam atuar na manutenção e expansão da infraestrutura cicloviária e de calçadas, criando cidades mais caminháveis e cicláveis. Aliado à mobilidade ativa, também é objetivo do PMU estimular o uso do transporte público coletivo. São consideradas também propostas e ações que atuam na redução de congestionamentos e na segurança viária“, diz.

Para a coordenadora do projeto, também é necessário que haja interação entre o poder público e a sociedade civil para que as mudanças realmente sejam de interesse de todos e facilite a vida dos moradores. “A participação social é imprescindível em todo o processo. Não há diagnóstico que possibilite a compreensão da problemática local melhor do que aquele realizado pela população local e pelos setores da sociedade envolvidos diretamente. Assim, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana conta com oficinas participativas, pesquisas de opinião e satisfação e audiências públicas”, explica.

(foto: Prefeitura de Guaratuba)

Dentro desse contexto, o Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba, desde o seu início de elaboração, contou com a participação popular, por intermédio de 2 oficinas com os comerciantes da Rua José Nicolau Abagge e da Avenida 29 de Abril; mais de mil questionários aplicados, abordando as diversas temáticas da mobilidade local (sistema de travessia ferry-boat, transporte escolar, ciclomobilidade, pesquisas no transporte público, origem-destino, entre outras); e a realização de 3 audiências públicas, as quais contemplaram juntas mais de 2.700 visualizações. A 4ª e última audiência Pública do PMU ocorrerá nesta quinta-feira, dia 28 de outubro de 2021, para acessar, clique aqui.

As mudanças

De acordo com Amanda, a partir dos estudos do tráfego, incluindo contagens em cruzamentos movimentados e propensos a acidentes, e das demandas identificadas pela participação social, o PMU resultou em um prognóstico da mobilidade. Esse laudo serviu como base para determinar um total de 11 propostas elaboradas, que envolvem 35 ações a serem cumpridas dentro de um prazo de 10 anos, que será o prazo de vigência do Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba de Guaratuba.

Dentre as ações, as que mais se destacam para a mudança da mobilidade local são:

  • Implantação de calçadas nas ruas que são trajeto do transporte coletivo, no entorno dos serviços básicos municipais e nas ruas de comércio;
  • Execução de mais de 56 Km de infraestrutura cicloviária ao longo de todo o município, inclusive nos bairros mais afastados do centro;
  • Expansão do trajeto do transporte público e aumento da frequência;
  • Implementação de estacionamentos rotativos, nas vias mais centrais;
  • Introdução de binários em vias estruturantes;
  • Sinalização viária em todas as vias do município; e
  • Construção da Ponte de Guaratuba.
Plano de Mobilidade Urbana foi discutido em 3ª audiência pública.

A coordenadora também cita onde ocorrerão as principais alterações no trânsito local. “Em relação aos novos binários, os principais serão entre as ruas José Nicolau Abbage e Guilherme Pequeno e entre a Avenida 29 de Abril e a Avenida Ponta Grossa. Eles têm como objetivo reduzir os conflitos de trânsito e os congestionamentos em horários de pico e feriados e melhorar a qualidade do trânsito de Guaratuba, corroborando para a atratividade turística. Além disso, esses binários são compatibilizados com as novas infraestruturas cicloviárias, o que promove a atratividade comercial nas ruas envolvidas. Cabe ressaltar que a proposta dos binários conta com a revitalização do espaço público, o que inclui equipamentos urbanos, calçadas, arborização e iluminação“, comenta a gestora.

Calçadas para todos

Além das ruas, as calçadas devem sofrer grande alterações para deixar o ambiente mais bonito, mas principalmente agradar a turistas e moradores com um espaço novo e completamente seguro. “As calçadas reformuladas da Avenida 29 de Abril terão continuidade no calçadão implantado nas travessas Bom Sucesso e Gratulino de Freitas, no centro histórico da cidade. Esse calçadão ocupará também o local do edifício do Vitória 10, conectando a 29 de Abril e a praça central até a Praça dos Namorados, por meio de um caminho agradável para os pedestres e promovendo as feiras e comércio. Além disso, a Praça dos Namorados conta com uma revitalização já em obras. É todo um conjunto que expande as áreas de convívio urbano, tornando o ambiente mais convidativo para os cidadãos e turistas“, explica Amanda Gallucci.

A professora encerra citando que todos saem ganhando com as novidades e que é importante participar da próxima audiência pública. “A partir da sua implementação, o PMU contribui para tornar Guaratuba uma cidade mais sustentável e, também, contemplando a acessibilidade universal. Isso inclui mais equidade no uso do espaço público de circulação, maior segurança nos deslocamentos das pessoas e uma circulação urbana mais eficiente como um todo, o que melhora a qualidade de vida de seus habitantes e visitantes“, conclui.