Poder público luta contra reajuste da tarifa de água de Paranaguá


Por Redação Publicado 08/04/2021 às 16h49 Atualizado 15/02/2024 às 22h40
PARANAGUA SANEAMENTO SEDE, IGUA

Por Marinna Protasiewytch

A Paranaguá Saneamento informou no início deste mês que, a partir de 1º de maio de 2021, reajustará a tarifa de fornecimento de água e tratamento de esgoto. Com a crise econômica e sanitária gerada pela pandemia do novo coronavírus políticos e entidades lutam contra a decisão.

Paranaguá Saneamento anuncia que reajustará a tarifa de água e tratamento de esgoto em maio

Segundo a entidade, o reajuste de 9,4696%, é referente à inflação de 2017 e 2018. Devido a queda de rendimentos de muitos parnanguaras e a situação de calamidade no litoral paranaense, os valores são considerados inadmissíveis, inclusive pela entidade reguladora do contrato de concessão, Cagepar.

Em nota à Câmara dos Vereadores, a Cagepar informou que “o novo valor das tarifas deve ser divulgado com no mínimo 30 dias de antecedência, considerando o momento que assola o mundo e que a água é um direito fundamental a vida. [..] Um aumento tarifário neste cenário caótico de pandemia é desrazoável. Essa autarquia serve-se do presente para não autorizar o reajuste tarifário que não esteja embasado em sentença judicial transitado em julgado”.

A vereadora Isabelle Dias, do PSB, afirmou que “é inadmissível tal ocorrência de aumento tarifário onde o desemprego assola muitas famílias em todos os níveis sociais. É lamentável tal fato pois a prestação de serviços deixa muito a desejar, a qualidade da água recebida pelo consumidor final é visivelmente inaceitável”.

Segundo o vereador Irineu Cruz, do Republicanos, os representantes da população vão ficar em cima da Cagepar e da prefeitura para que algo seja feito a respeito. Por enquanto, tramita uma liminar na justiça, pedida pela Paranaguá Saneamento para manter o reajuste.

“Nossa gestão sempre lutou contra qualquer tipo de aumento tarifário que impacte a população. Nos últimos 4 anos, não concedemos nem aumento na tarifa do transporte coletivo, e muito menos, na tarifa da água. Recorremos todas as vezes na Justiça e saímos vitoriosos em todas elas. Desta vez, não será diferente. Vamos recorrer desta decisão, pois entendemos que, não é o momento de se aumentar tarifa nenhuma”, Marcelo Roque.

Corte de água

Apesar de a Paranaguá Saneamento ter comunicado que não estão sendo feitos cortes de água na cidade de pessoas consideradas vulneráveis pela pandemia. Alguns leitores do JB Litoral relataram que tiveram a água cortada e receberam uma multa por violação de lacre de quase um salário mínimo.