Polícia Ambiental apreende 3.400 laços utilizados na pesca irregular do caranguejo


Por Redação JB Litoral Publicado 10/01/2019 às 15h21 Atualizado 15/02/2024 às 06h26

O Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) apreendeu, na quarta-feira, 9, cerca de 3.400 laços que seriam utilizados na pesca irregular de caranguejos. A ação dos policiais aconteceu em Guaraqueçaba.

De acordo com as informações, divulgadas no site da Polícia Militar do Paraná, tudo começou durante patrulhamento aquático no rio Guaraqueçaba, visando a busca por irregularidades ambientais na área pesqueira.

Próximo do local, os policiais encontraram dois sacos dispersos, um pendurado em uma árvore, dentro de um manguezal ao lado do rio, e o outro no chão. Na averiguação, dentro desses sacos estavam cerca 3.400 laços, que, supostamente, foram utilizados para a apanha irregular de caranguejos.

Os policiais fizeram buscas no manguezal pelo proprietário das armadilhas, mas ele não estava mais no local. Conforme o BPAmb-FV informou, esses materiais são impróprios porque dificultam o controle exigido da pesca, isto é, a separação de caranguejos femininos dos masculinos e o número de capturas permitidas.

Após o fim da ocorrência, os apetrechos foram recolhidos, apreendidos e encaminhados ao posto de Polícia Militar Ambiental da cidade para os procedimentos de praxe. O crime será notificado à Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, para a análise dos fatos e a tomada das providências necessárias.