Polícia Ambiental faz apreensão de palmito extraído no Parque Estadual em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 14/05/2021 às 20h45 Atualizado 16/02/2024 às 02h14

Na tarde desta sexta-feira, 14, na cidade de Paranaguá, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde fizeram a apreensão de 130 unidades de palmito in natura. A ação ocorreu na Floresta Estadual do Palmito.

Segundo informado pelos militares, a apreensão foi resultado de diligências para apurar denúncias repassadas ao IAT (Instituto Água Terra) do Paraná, sobre a presença de palmiteiros na região. Além da prática de furto, os criminosos ainda estariam fazendo ameaças aos funcionários do parque estadual.

Cascas da planta com palavras de ameaças, para intimidar funcionários do parque estadual, foram encontradas nas diligências

Na averiguação, os militares encontraram, no meio da mata, as unidades de palmito-juçara (Euterpe edulis) já cortadas e sendo preparadas para serem levadas. Durante as diligências, os policiais ainda localizaram cascas de palmito, que foram usadas para escrever ameaças aos funcionários, mas nenhum suspeito foi localizado.

Todo o material foi recolhido, sendo a ação registrada em boletim de ocorrência. O palmito apreendido será doado ao asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá.

PARQUE ESTADUAL

O Parque Estadual do Palmito é uma unidade de conservação estadual da Mata Atlântica, localizada na planície litorânea do Paraná, dentro do perímetro urbano de Paranaguá. Foi criado com objetivo principal de preservação e proteção do palmito-juçara.

A polícia orienta que denúncias sobre crimes ambientais na região podem ser feitas através do telefone 181 (Disque Denúncia).