Polícia Federal cumpre 39 mandados de prisão contra suspeitos de tráfico internacional de drogas 


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/02/2022 às 12h55 Atualizado 17/02/2024 às 01h58

Policiais federais cumprem, nesta terça-feira (15), 39 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão em duas operações contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. As ações estão sendo realizadas em diferentes estados brasileiros e, de acordo com a Polícia Federal (PF), contam com a colaboração de agências de outros países.

Na Operação Turfe, são 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos estados do Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de diligências no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes. O alvo é uma organização criminosa que compra drogas na Bolívia e Colômbia e distribui o produto no Brasil e mercado europeu.

Ao longo de 18 meses de investigação, foram apreendidas mais de oito toneladas de cocaína no Brasil e na Europa, além de R$ 11 milhões. O grupo é acusado, ainda, de lavar dinheiro na compra e venda de cavalos de corrida, por isso o nome da operação.

Na Operação Brutium, são 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão nos estados do Rio, Santa Catarina e São Paulo. O alvo é outra organização criminosa, que compra drogas na Bolívia e no Peru e revende para a Europa, com a ajuda de duas facções criminosas brasileiras.

A ação conta com o apoio das polícias da França, Bélgica, Espanha, Marrocos e Estados Unidos. Em dois anos de investigação, foram apreendidas duas toneladas de cocaína e R$ 3,5 milhões. O nome da operação faz referência a integrantes da organização criminosa No Limit Soldiers, originária de Curaçao, no Caribe, e com ramificações em outros países da América Central e na Holanda, composta, em sua maioria, por traficantes de drogas.

O JB Litoral acompanha os desdobramentos da operação e atualizará a matéria com mais informações.