Polícia Militar celebra o Dia de Tiradentes


Por Redação Publicado 21/04/2022 às 11h25 Atualizado 17/02/2024 às 06h50

A Polícia Militar comemora nesta quinta-feira, 21, o Dia Nacional de Tiradentes, o patrono das polícias militares do Brasil. Em nota a imprensa, o Setor de Comunicação Social do 9º Batalhão destaca a data, comemorada desde 1965, quando foi instituída pela Lei Federal nº 4.897.

Conforme a informação, com o objetivo de enfatizar a importância dessa figura no desenvolvimento da história da Nação, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado, em 21 de abril de 1792.

QUEM FOI TIRADENTES

Nascido em 12 de novembro de 1746, na cidade de Pombal (hoje chamada de Tiradentes) Joaquim José da Silva Xavier, Alferes de Milícia, alcunhado de Tiradentes por ser “dentista prático”, é, sem dúvida alguma, o maior herói brasileiro.

Seu feito de coragem e amor à Pátria fez com que se destacasse entre todos os outros que tombaram nas revoltas que lutaram pela Independência do Brasil.

Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, por justiça, fora aclamado como Patrono das Polícias Militares do Brasil.

PRISÃO E MORTE

Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa Portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.

Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado na Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.