Pontal está com grande procura por consultas médicas; Guaratuba diz que SESA deve auxiliar cidades


Por Publicado 12/01/2022 às 17h33 Atualizado 16/02/2024 às 23h34

O grande aumento de síndromes respiratórias, principalmente causados pela Covid-19 e a gripe H3N2, segue causando aperto nas cidades praianas do Paraná. Além do município de Matinhos que começará a atender amanhã (13) pacientes na Arena Vicente Gurski, os secretários de Pontal do Paraná e Guaratuba também conversaram com a reportagem.

De acordo com a responsável pela Saúde de Pontal, Carmen Moura, a situação no município é de grande procura da população por um atendimento, mas a gravidade não é comparável com a enfrentada na mesma época do ano passado. “Estamos com aumento grande da procura por testes e atendimento de sintomáticos respiratórios. Instalamos um posto de atendimento e testagem para sintomáticos e contatos em Ipanema. Também mantemos um posto de coleta anexo ao Pronto Atendimento 24h de Praia de Leste“, explica a secretária.

A gestora também ressalta que há mais pessoal especializado nos atendimentos, já que a procura também foi maior e, por isso, é necessário reforçar o contingente médico. “Ampliamos as equipes médicas e de enfermagem e estamos disponibilizando vacinas contra influenza para quem ainda não havia tomado. Estamos recebendo um aporte de testes, vacinas e o indicativo de mais recursos para o pagamento de profissionais, por meio da SESA“, diz.

O secretário de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, apareceu em um vídeo ao lado do prefeito Roberto Justus (DEM) comentando a situação atual do município. Além de ressaltar que é contra o carnaval de rua, as autoridades guaratubanas relembraram que não há mortes por Covid-19 há 3 meses e que mesmo com tanta gente infectada, a letalidade e gravidade tem sido baixa, o que fizeram optar por não recriar medidas restritivas.

Em contato com a reportagem, Modesto ressaltou como foi o encontro com o secretário estadual de Saúde, em Curitiba. “Na segunda-feira (10) houve reunião com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, sua equipe, e todos os prefeitos do litoral, juntamente com os secretários municipais de Saúde, para abordarmos o crescimento de casos de Covid-19 e síndromes respiratórios nas cidades litorâneas. Cada município pôde abordar suas peculiaridades e dificuldades vivenciadas com a situação e buscar solução conjunta“, narra.

O secretário também reforça que o governo estadual está atento a situação do litoral e que vai reforçar o auxílio aos municípios que recebem mais turistas nessa época do ano. “Foi uma reunião muito produtiva e como sempre a SESA acolheu as demandas apresentadas, tendo como direcionamento o aporte de mais recurso no programa Operação Verão, visando o reforço das equipes de profissionais (médicos e enfermagem), a complementação do envio de insumos e medicamentos, pensando no fluxo acima da expectativa de pessoas que visitaram ou permanecem no litoral, o aporte de recursos na produção ambulatorial e hospitalar dos municípios e a disponibilização de vacinas para os municípios com base na população flutuante, permitindo a imunização do turista e veranista, sem comprometer a vacinação dos moradores. O Secretário assumiu também o compromisso de dar suporte ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Matinhos, tendo em vista os dados sofridos em decorrência dos alagamentos“, conclui Gabriel Modesto.