Porto deixa de atender aos sábados e piora o turismo em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 07/07/2016 às 09h44 Atualizado 14/02/2024 às 14h28

Equipe da APPA acompanhava as visitas

Sem apresentar nenhuma justificativa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) impediu as visitas de turistas e grupos de estudantes aos sábados na faixa portuária para conhecer as instalações e ver os navios atracados em Paranaguá. É o que informam professores de instituições de ensino de diversas localidades do Paraná e empresas operadoras de turismo. A situação está refletindo no comércio, já que a restrição atinge diretamente o setor turístico da cidade.

No site da administração portuária consta a notícia de que as visitas são destinadas somente a grupos com interesses em informações técnicas e comerciais do terminal e que as mesmas são realizadas de segunda a sexta-feira, de forma gratuita.

 


Estudantes de Rondonópolis
 

Oriundos de cidades do interior do Paraná e de estados brasileiros, professores e estudantes queixam-se do encerramento da visitação nos finais de semana. Um professor da Unespar Campus Paranaguá, que preferiu não se identificar, criticou a atual situação. “O fim do atendimento aos sábados prejudica aulas práticas dos nossos estudantes do curso de Administração, por exemplo. Mas é pior ainda para quem vem de fora. O fato de morarem longe e terem seus compromissos de trabalho faz com que o atendimento aos sábados seja a única oportunidade para que conheçam o segundo maior porto do país. O nosso terminal portuário, pela importância, tamanho e pelo fato de ser multimodal é por nós considerado como um local especial para aula de campo nos cursos de Logística e Comércio Exterior”, justificou.

O professor vai além e lamenta o fato de que em 2015, o atendimento aos sábados era realizado normalmente. “Até a metade do ano passado, tinha uma equipe no porto que agendava e atendia com excelência os grupos. Agora informaram que não é possível, que não tem funcionários para atender e que as restrições quanto ao acesso não podem ser resolvidas. Ficamos sem entender porque em dias de semana pode ser feito o passeio e no sábado não. O porto não funciona todos os dias?”, questionou.

Prejuízos ao turismo

A restrição imposta pela Appa não atinge apenas os interessados em acessar as dependências internas do terminal. Comerciantes de diversas áreas, como hotelaria e gastronomia, por exemplo, relatam que, após o fim das visitas, houve queda no turismo. Edenil Fernandes, proprietário de um barco que realiza um itinerário pela baía de Paranaguá, lamentou a queda na demanda pelo serviço. “Era comum os grupos visitarem o porto e procurar pelo passeio de barco. Ficavam muito impressionados com a beleza da paisagem e levavam lembranças positivas da cidade. Agora caiu muito esta procura e descobri que é no porto que não estão atendendo no final de semana”, destacou o comerciante.
 

Luimar Iurk, proprietária de um restaurante no Mercado Nilton Abel de Lima, também sente a ausência de turistas. “Aos sábados tínhamos uma visível melhora no movimento em virtude das famílias gostarem de almoçar fora e também pelo fato dos turistas que vinham de diversos locais. Muitos deles vinham de cidades distantes, em grupos, e relatavam que tinham ido visitar o porto. Agora que fiquei sabendo dessa nova medida, consegui associar que a redução de turistas nestes dias se deve a essa nova medida”.

Visitas de jovens paraguaios  Visitas de jovens paraguaios​

A reportagem do JB entrou em contato com a assessoria de comunicação da Appa para saber a razão do impedimento das visitações aos sábados. Porém, até o fechamento desta edição, não houve retorno por parte da administração portuária.