Porto recebe navio de passageiros no cais sujo e com mau cheiro


Por Redação JB Litoral Publicado 13/01/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h12

Com a escada de desembarque e receptivo dos turistas estrangeiros colocada a poucos metros de uma água empossada e exalando mau cheiro, atracou na manhã de sexta-feira (2) o primeiro navio de passageiros com escala no porto Dom Pedro II, em Paranaguá. Além da enorme poça de água, alguns copos plásticos estavam jogados no chão, assim como uma rede usada na movimentação de fertilizantes. Essa foi a visão que tiveram os cerca de 500 turistas, antes de entrarem nos ônibus que os levaram para passeios em Morretes, Antonina, Ilha do Mel, Curitiba e Paranaguá.

Com mais de três mil pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, o navio espanhol Sovereign chegou por volta das oito horas da manhã e permaneceu atracado até o final da tarde.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) organizou o receptivo, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR) e a Paraná Turismo (Secretaria de Estado), em frente ao berço 208, onde se encontrava esta situação de sujeira e mau cheiro. Uma estrutura de apoio, para a recepção dos turistas, também foi montada na Praça de Eventos 29 de Julho.

De acordo com o chefe da divisão comercial da APPA, Leandro Klaus, o trabalho realizado pela administração portuária é de facilitador para que o atendimento ao navio funcione de maneira adequada. “Nós fazemos a organização para que o trabalho do operador, agente, além de órgãos fiscalizadores funcione de forma ordenada, garantindo um atendimento satisfatório e com segurança. Estas escalas são muito importantes para desenvolver o turismo na região e bem atender estes turistas é a nossa meta, para que mais navios de passageiros atraquem aqui em Paranaguá”, afirmou. O navio Sovereign veio do Rio de Janeiro e, depois que saiu de Paranaguá seguiu para Santos.