Prefeito discute em Brasília vôos para São Paulo a partir de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 22/09/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h52

O prefeito Edison Kersten está em Brasília para discutir diversos assuntos de interesse da população de Paranaguá junto ao governo federal. Na manhã desta terça-feira (dia 22) ele participou de audiência com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir a reativação do aeroporto de Paranaguá e restabelecimento de linhas aéreas regulares a partir da cidade, principalmente para aeronaves de médio porte.

Num primeiro momento, a pretensão é implantar uma linha com vôo diário até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. A pista do aeroporto de Paranaguá comportaria pouso de uma aeronave até o modelo 737, da Boeing, com capacidade mínima de 85 pessoas. “No entanto, espera-se por aeronaves pequenas, como turbo hélice, com uma capacidade um pouco menor, para iniciarmos”, explicou o prefeito.

Acompanhavam o prefeito Edison, o secretário municipal de Obras, Juliano Vicente Elias, o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierres Júnior, e o procurador geral do município, Maurício Vitor Leone Souza. Eles foram recebidos pelo chefe da assessoria parlamentar da ANAC, George Alex Souza.

Para que a reativação do aeroporto aconteça será necessário revitalizar e reativar o aeroporto, para assim operacionalizar as novas linhas aéreas. Esse trabalho será feito pela Prefeitura em breve, garantiu o prefeito Edison. “Nossa intenção é revitalizar o Aeroparque, com espaço necessário para lazer dos parnanguaras, mas sem esquecer ainda da pista de pouso e também do terminal de passageiros, imprescindíveis para o retorno dos vôos para nossa cidade”, explicou o prefeito.

A ANAC se comprometeu a dar todo o suporte necessário para que a parte burocrática e documental relacionada ao aeroporto seja resolvida o quanto antes. “Eles se comprometeram a nos subsidiar com todas as informações necessárias para que esse projeto dê certo e ajude no desenvolvimento econômico de nossa cidade”, destacou o prefeito.

Paranaguá tem um fluxo alto de executivos de grandes empresas que vêm a cidade a negócios diariamente, devido ao porto. Muitas vezes, eles têm que se deslocar para grandes centros no mesmo dia. Atualmente, eles recorrem ao aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Com a implantação das linhas aéreas em Paranaguá esses empresários e gerentes não precisariam mais subir ou descer a serra. O turismo também seria impactado de maneira expressiva.