Prefeito Edison comemora retorno do armamento para a Guarda Civil Municipal


Por Redação JB Litoral Publicado 06/06/2015 às 10h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h05

Foi assinado no final da tarde desta sexta-feira (dia 5) o termo de celebração de convênio entre a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná e a Prefeitura de Paranaguá para concessão do porte de arma de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal.

“A corporação e a população saem ganhando muito com isso”, afirmou o prefeito, que assinou o documento em seu gabinete, no Palácio São José, ao lado do secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, do procurador geral do Município, Maurício Vitor Leone de Souza, e de dois membros da Guarda.

Com o convênio 31 guardas municipais, que passaram por treinamento de tiro e também por avaliações psicológicas, poderão ter porte funcional para usar arma de fogo no exercício de suas funções já nos próximos dias. Cerimônia será realizada para marcar o início. Há 8 anos a corporação está sem porte de arma.

“É uma satisfação enorme, porque é um grande anseio de toda a nossa Guarda Civil Municipal nestes últimos anos o fato de poder estar devidamente armada, em condições mais adequadas e seguras de prestar a segurança ao nosso cidadão. E, ao mesmo tempo, estar em condições de igualdade para enfrentar os bandidos. Era muito desproporcional, porque os guardas tinham que enfrentar pessoas armadas e a nossa equipe desarmada”, comemorou o prefeito.

Nos últimos meses houve preparo dos guardas civis municipais, com curso de tiro oferecido nas instalações do 9.º Batalhão da Polícia Militar, além das avaliações psicológicas. E mais, aquisição de armamento e também munição, por parte da Secretaria Municipal de Segurança.

“Nossos guardas estão preparados e aptos a enfrentar as situações mais adversas que, porventura, venham a ocorrer. Agora, estamos de igual para igual contra aqueles que prejudicam nossa sociedade”, completou o prefeito, que destacou ainda a importância de ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal e outras forças policiais.

O secretário Cícero lembrou que a medida “representa o resgate da dignidade do homem de segurança pública, porque a arma, na verdade, é sua ferramenta de trabalho”. E destacou também que há integração das forças policiais. “É o último passo que estamos dando com esse convênio e ainda temos a pretensão de fazer outros cursos e armar mais guardas para dar uma prestação de serviço com mais qualidade em Paranaguá”, completou o secretário municipal de Segurança.