Prefeito faz balanço da gestão, projeta futuro e pede união em prol de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 29/07/2015 às 15h31 Atualizado 14/02/2024 às 08h58

Primeiro evento cívico do dia de aniversário de 367 anos de Paranaguá – comemorado nesta quarta-feira, 29 de julho -, o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, que aconteceu às 9h, na Praça da Bíblia, foi marcado por uma mensagem de esperança e de união. O prefeito Edison Kersten fez um balanço das conquistas recentes do município, projetou o futuro e pediu que os parnanguaras se unissem em prol da cidade.

“Acho que o espírito neste dia de festa tem de ser de união. União e reflexão. Todos os parnanguaras precisam estar cientes e contribuir, juntos, com a evolução, o desenvolvimento e a melhora da nossa cidade”, salientou. “Temos que entender que o nosso município é resultado da soma de esforços de todos. Queremos resgatar o orgulho do Parnanguara de ter nascido nessa cidade que é o berço do nosso Estado, temos de ver o parnanguara arrepiado quando se executa nosso hino, como aconteceu hoje”, ressaltou.

Falando sobre o futuro, o prefeito Edison ressaltou que, após passar dois anos saldando dívidas com credores, a cidade está com a situação fiscal e financeira sob ordem. Com isso, foi possível obter certidões negativas – uma espécie de carta de confiança dada ao poder público – e que agora está podendo receber recursos, celebrar convênio e começar e investir na cidade.

“Lembro a todos que foi só em fevereiro deste ano que conseguimos as certidões negativas, condição necessária para podermos investir na cidade. E, desde então, já começamos a trabalhar”, salientou. “Estamos correndo e batalhando, diariamente, junto ao Governo Federal e Estadual para que invistam mais em nossa cidade. Um bom exemplo é a nossa luta para que tenhamos uma entrada renovada em nossa cidade, uma obra a altura do que representamos para a economia nacional e estadual”, exemplificou.

Fazendo um balanço das conquistas recentes, o prefeito Edison enumerou vários avanços em áreas diversas como saúde, educação, cultura, esporte, segurança, meio ambiente e turismo, dentre outras.

“Efetivamos, há poucos dias, por exemplo, a assinatura da licitação que vai contratar a empresa que fará a recuperação do teto da Estação Ferroviária. Recuperação do teto que será seguida da recuperação do prédio em si, com orçamento estimado em mais de R$ 1,8 milhão”, salientou.

Na área de Infraestrutura, o prefeito salientou que, somente nos últimos dias, foram entregues pavimentações em várias ruas da cidade, em especial nos bairros mais afastados e que padeceram por muito tempo sem investimento. “Foram mais de R$ 500 mil em recursos do próprio município investidos em obras que foram entregues nos últimos dias. Para este ano, nossa meta é pavimentar mais de 25 km de ruas em nossa cidade”, disse.

“Para isso, investimos pesado no ano passado e neste ano, na compra e na recuperação do maquinário de nossa secretaria municipal de obras, que estava completamente sucateado, não nos dando nenhuma condição decente de trabalho. Situação que mudamos investindo na compra de novo maquinário e recuperação dos antigos”, disse.

As conquistas também foram muitas, segundo o prefeito, no que tange ao trânsito e à mobilidade. Ele ressaltou o legado da criação dos binários e, junto com eles, de mais de 8 km de ciclofaixas, dando mais segurança aos usuários do trânsito e tornando o uso do espaço urbano mais democrático. “Basta lembrarmos que temos mais de 105 mil bicicletas em nossa cidade, sendo considerada a capital paranaense das bicicletas”, salientou.

“Também abrimos a passagem de nível sob a linha férrea na Samuel Pires de Mello, o que foi aprovado pela população. Recuperamos vias primárias e melhoramos os acessos a Alexandra e Colônias. Trabalhamos, na medida do que podíamos, de ponta a ponta da cidade. E vamos continuar trabalhando ainda mais”, ressaltou.

Fazendo uma comparação com a sua profissão, o prefeito, que é médico, disse “a cidade estava, por assim dizer, agonizando, na UTI, sobrevivendo com a ajuda de aparelhos e de remédios. Hoje, avalio que já saímos da UTI e da Semi-UTI para uma posição mais confortável. Ainda temos muito por fazer. Esse tratamento ainda é longo, mas faremos muito mais até o próximo aniversário e, mais que isso, projetaremos a cidade que queremos para os próximos 15 ou 20 anos”, finalizou.

Autoridades municipais
O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Jozias de Oliveira Ramos, reforçou a mensagem de união. “Temos que pensar na cidade, pensar no nosso futuro e aproveitar a data festiva para isso. Legislativo e Executivo estarão sempre juntos naquilo que for para
benefício da população”, ressaltou.

O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, detalhou as conquistas da corporação. “Triplicamos a frota à disposição da Guarda Civil Municipal, retomamos o armamento da tropa, já com a turma inicial com porte de arma, o que era um sonho dos nossos guardas, fizemos os binários e as ciclofaxias, fazendo um planejamento em termos de mobilidade que nunca foi feito na cidade. Temos muito a comemorar neste dia”, ressaltou, lembrando que banda da Guarda Civil Municipal, que executou os hinos durante a solenidade, foi reatividade no ano passado.

O secretário de Obras, Juliano Vicente Elias, também ressaltou as obras em andamento na cidade. “O parnanguara pode ver obras acontecendo no Centro Histórico, desde a Praça Rosa Andrade, o entorno do Mercado Nilton Abel de Lima, a rua João Estevão, que passa em frente à Câmara, a Atílio Fontana, todas em andamento. E temos muito mais por vir. A ideia é investir em infraestrutura, em especial nos bairros mais afastados do centro, como Vila Divineia, Nilson Neves, Vila Guarcia, Jardim Iguaçu, Jardim Figueira, Vale do Sol, Jacarandá, dentre outros”, disse.