Prefeito lamenta aniversário de Morretes com enchentes, mas exalta população solidária


Por Publicado 01/11/2021 às 19h40 Atualizado 16/02/2024 às 18h02

O prefeito de Morretes Junior Brindarolli (PSD) concedeu uma entrevista exclusiva ao JB Litoral para comentar a situação complicada que o município vem sofrendo após a grande quantidade de chuvas dos últimos dias.

Para o gestor, era necessário que houvesse chuva devido ao grande e grave período de estiagem, mas o que ocorreu foi muito maior do que o esperado e, devido ao volume, ocorreu prejuízos. “A gente passou por quase 2 anos de estiagem, uma grande crise hídrica. Inclusive aqui no município temos região que tem grandes dificuldades de água. Nós torcíamos para que ocorresse a chuva, mas não esperávamos que viesse tanta. Choveu em todo o município, em todas as cabeceiras. Acredito que o estrago poderia ser maior, mas ainda bem que a maré não estava tão cheia”, diz Brindarolli.

O prefeito também comenta que o resgate e ação coletiva dos órgãos públicos foi essencial para que maiores danos fossem evitados. “A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros agiram rápidas e resgataram as famílias. Infelizmente tiveram perdas matérias, mas está todo mundo salvo. Nós tivemos três famílias abrigadas em prédio público, mas essas famílias já estão em casa”, explica.

Apesar de ser um aniversário abaixo das expectativas e com grande preocupação Junior Brindarolli vê na população do município a grande resposta para os problemas que atingiram Morretes, já que todo os moradores foram solidários e buscaram auxiliar uns aos outros. “O povo é muito acolhedor. Quem ficou com dificuldades foi para a casa de famílias e amigos. Houve uma grande conscientização da necessidade de ajudar o próximo”, celebra.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Em meio aos problemas enfrentados, a prefeitura decretou Estado de Emergência na tentativa de combater mais rapidamente às situações envolvendo enchentes e alagamentos. “Decretamos porque há a questão das localidades rurais que precisam de uma atenção. A gente vê ainda a possibilidade de acionar recursos federais e estadual. Quando a gente fez esse decreto, estávamos no ápice da chuva. Nesse momento, a Defesa Civil Estadual, junto com o Corpo de bombeiros e as nossas equipes, estão in loco nas comunidades rurais e nas áreas mais atingidas para fundamentar esse decreto“, diz o prefeito.

Sobre o aniversário da cidade, o chefe máximo do executivo municipal preferiu ver de forma positiva. “Nós temos muito o que comemorar. Iniciamos no pátio da prefeitura uma peça de produção local, que infelizmente está suspensa devido à chuva. Mas, até ontem (31), os produtores conseguiram vender boa parte de sua produção para turistas. Foi uma comemoração de acordo com é a nossa cidade: o pessoal trabalhando, expondo seus produtos, vendendo o que tem de melhor por aqui e recebendo turistas de braços abertos. É o início de uma retomada“, explica.

Brindarolli também aponta mais motivos para que os morretenses tenham mais a celebrar do que lamentar. “A gente tem a certidão negativa do município, com isso conseguimos fechar mais recursos para o município. Ontem conversamos com o secretário de Estado Sandro Alex e o deputado estadual Alexandre Curi (PSB). Eles confirmaram que o governo estadual tem a intenção de pavimentar a estrada que vai para a comunidade rural. Essa estrada foi muito atingida com as cheias e uma pavimentação melhoraria muito a entrada e saída, porque com essa chuva, a comunidade está ilhada até agora. Só passa carro grande lá“, conta o gestor, que ainda diz que prefere esperar que as obras comecem de fato para comemorar.

Por fim, o prefeito diz estar trabalhando intensamente e deixa uma mensagem aos munícipes. “Os funcionários locais estão trabalhando muito e empenhando em fazer o melhor para a cidade. A gestão sabe das dificuldades, mas tem prioridades para trabalhamos. Estamos lutando para combater todos os problemas. A população pode acreditar que continuaremos com muita dedicação e trabalho na tentativa de colocar Morretes cada vez melhor e mais acolhedora, tanto para quem mora aqui quanto para quem vem visitar. Seguimos firme rumo aos 300 anos do nosso municípios”, conclui.