Prefeitura de Antonina resgata portal da prefeitura e não paga resgate aos hackers


Por Redação JB Litoral Publicado 17/11/2017 às 21h31 Atualizado 14/02/2024 às 23h38

Com um sistema de informática fragilizado pela falta de investimento na área de segurança contra ataques cibernéticos, a que afetaram o sistema de informações públicas, principalmente as financeiras e que dizem respeito a licitações, contratos e repasse de dados aos tribunais e governos estadual e federal.Questionado pela reportagem sobre a ocorrência a prefeitura não respondeu aos questionamentos, alegando não querer prejudicar as investigações e limitou-se emitiu nota de esclarecimento.

Nesta semana, uma nova nota enviada ao jornal informou que o problema foi solucionado. A prefeitura afirmou que “por adotar como política de segurança da informação uma sistemática realização de backups os bancos de dados foram recuperados sem que a Prefeitura de Antonina ficasse refém de exigência alguma”. Entretanto, um levantando feito pelo JB Litoral no portal da prefeitura não mostrou nenhuma contratação de empresa na área de segurança da informação. Entre as 60 licitações feitas nas diversas modalidades, a única contratação ocorreu em julho de uma empresa para “prestação de serviço de solução de tecnologia, composta de licença temporária de software, contendo cursos de capacitação digital para aulas interativas de inclusão digital e capacitação profissional, com serviços de manutenção e treinamento de pessoa”. O valor da licitação foi de R$ 467.667,00.

A nota informou ainda que após o sequestro das informações “o software invasor deixou uma mensagem que indicava um endereço de e-mail através do qual os criminosos exigiram U$ 4000, de resgate para descriptografar os dados”. O que contraria a informação do vereador Paulo Roberto Broska (PSDB), que informou que o resgate foi cobrado em bitcoin, moeda que só circula na internet, mas que não sabia dizer o valor exigido. Hoje já há várias empresas que mandam uma espécie de cartão de crédito que não está atrelado a uma conta bancária, mas a uma carteira de bitcoins. O valor de cada 1 bitcoin, na taxa de hoje (17) custa R$ 26.595,93.

A nota encerra assegurando que “os sistemas que ficaram inoperantes voltaram a normalidade após realimentados”.