Prefeitura de Paranaguá oferece aulas de futsal para crianças e adolescentes com TEA e TDAH


Por Luiza Rampelotti Publicado 21/01/2023 às 23h30 Atualizado 18/02/2024 às 03h00

Todos sabem que a atividade física proporciona inúmeros benefícios, como prazer, motivação, controle de peso, prevenção de doenças entre outros. Os privilégios são para todos que praticarem exercícios físicos regularmente.

Além disso, diversas pesquisas mostram que o exercício físico melhora as habilidades motoras e sociais de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), ainda contribui para diminuições de estereotipia, comportamentos agressivos e hiperatividade. Quando crianças autistas se envolvem com atividades esportivas, elas constroem relações sociais com os colegas de equipe.

A participação nos exercícios também permite que sintam que possuem um papel na sociedade e fazem parte de um time. No caso de esportes coletivos – como futebol, vôlei, basquete, entre outros – estimula-se a interação, a responsabilidade em conjunto e o sentimento de pertencimento. 

As atividades físicas também têm impacto positivo no TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), reduzindo a seriedade dos sintomas e melhorando o funcionamento cognitivo das crianças. Uma das características mais notáveis do TDAH é o comportamento agitado e, para liberar esta energia, as crianças precisam de muito exercício.

Contudo, manter-se ativo não é bom apenas para o excesso de energia física, mas também para outras questões do TDAH, como falta de foco, impulsividade e relacionamentos sociais. Se utilizados em conjunto com o tratamento tradicional (terapias e medicações estimulantes), os exercícios regulares têm um impacto geral positivo nos sintomas.

Aulas gratuitas

Pensando em todos esses benefícios, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da secretaria municipal de Inclusão e da secretaria de Esporte, oferecerá aulas gratuitas de futsal para toda população com TEA e TDAH. Os detalhes do projeto foram definidos na terça-feira (10), pelos secretários das respectivas pastas, Camila Leite e Helton Ambrósio. 

Atualmente, os alunos do Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA) já praticam modalidades esportivas na Arena Albertina Salmon, desde junho de 2022. Porém, agora, o objetivo é abrir vagas para toda população com TEA, TDAH e Classe Especial.

As aulas, que inicialmente atenderão jovens e crianças entre 7 e 15 anos, acontecerão toda quarta-feira, das 08h às 10h e das 15h às 17h, no Ginásio Joaquim Tramujas. “Nosso objetivo é fazer com que a população com TEA e TDAH tenha momentos de diversão e aprendizado através da modalidade, por isso estamos abrindo para que todo público com essa particularidade possa participar. Teremos profissionais especializados prontos para atender nossas crianças, garantindo todo apoio necessário”, explica a secretária de Inclusão, Camila Leite.

Inscrições

Para participar, os pais ou responsáveis devem realizar a inscrição diretamente no Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE), localizado na rua Rodrigues Alves, 530 (esquina com a ACIAP). Para concluir a matrícula, é necessário ter em mãos o laudo fechado da criança e um atestado de aptidão física.

As inscrições devem ser feitas no CMAE, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Para mais informações, o telefone a seguir está disponível: (41) 3420-2857.

O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, destaca que a prática de esportes é essencial para o desenvolvimento infantil e as aulas serão responsáveis por promover a interação entre os jovens e crianças. “O projeto vai muito além do esporte; durante as aulas, as crianças aprenderão sobre a modalidade, mas também estarão interagindo com outros jovens e crianças, facilitando o desenvolvimento de habilidades sociais”, conclui.