Prefeitura e Corpo de Bombeiros podam árvores com riscos de queda


Por Redação JB Litoral Publicado 03/09/2015 às 11h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h28

A Prefeitura de Paranaguá – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) – fez uma parceria com o Corpo de Bombeiros para indicar árvores em espaços públicos que precisavam ser cortadas por apresentarem algum nível de periculosidade para a população.

A Semma indicou quais árvores precisavam de podas para que os bombeiros pudessem fazer o corte como parte de um treinamento da corporação.

Entre esta quarta (2) e quinta-feira (3), serão podadas árvores nos seguintes pontos:

Palácio Visconde de Nácar (dois sombreiros), Cemitério Nossa Senhora do Carmo (um sombreiro e um guapezeiro) e num CMEI bairro Jardim Eldorado (dois pinos).

Ao todo, dez bombeiros e dois instrutores participam da ação. Há pessoas de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes, Antonina e Guaratuba. O objetivo é que eles repliquem o conhecimento em suas unidades e ajudem na reciclagem do efetivo do Corpo de Bombeiros em todo o Litoral”, salienta o tenente Bruno José Guedes Fidalgo.

De acordo com o tenente Fidalgo, o treinamento é importante porque os bombeiros atuam em situações de risco tais como as que se verificam em desastres naturais, por exemplo.

O trabalho está sendo acompanhado pelo engenheiro florestal Rodrigo Delonga, da Semma.

O secretário da pasta, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima, ressalta que a indicação das árvores podadas passou pelo crivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMA).

“A justificativa é que, no laudo elaborado pelos nossos engenheiros, ficou verificado o risco de que tais árvores pudessem cair ou mesmo alguns galhos mais pesados pudessem se desprender e fazer vítimas que estivessem passando em calçadas, prédios ou espaços públicos”, salientou.

O superintendente da Sema, Christiano Maia Aichinger, informa que a anuência de poda está arquivada sob o número 051/2015, baseada em laudo técnico da equipe da Semma.