Prefeitura faz sorteio e famílias realocadas do Canal do Labra escolhem local de sua novas casas


Por Redação JB Litoral Publicado 05/05/2015 às 11h23 Atualizado 14/02/2024 às 07h29

  A tão sonhada casa própria está mais próxima da realidade para mais de 60 famílias moradoras do Canal do Labra. Elas serão realocadas do local onde moram atualmente, às vargens do Canal, para residências devidamente legalizadas no bairro Porto Seguro. Na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura reuniu as famílias no Ginásio Joaquim Tramujas e elas puderam escolher a localização, nas quadras, das casas em que irão morar. A ordem da escolha foi definida por sorteio público.

  De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), 67 unidades residenciais do Porto Seguro estão prontas para receber as famílias.“Para que eles se mudem, falta apenas um dos documentos necessários”, salienta o secretário da pasta, Jorge Abe. Na quinta-feira (7), os moradores já poderão ir fazer a vistoria nos imóveis.

“Vale ressaltar que todo o processo foi feito na administração do prefeito Edison Kersten, que nos deu todo o apoio necessário para realizar o trabalho”, disse o secretário.

Primeira sorteada, dona Rosalba Carvalho Silva, escolheu uma unidade de esquina. Emocionada, ela espera se livrar de um problema comum aos moradores do Canal do Labra. “Minha casa enchia de água toda vez que chovia. Agora não terei mais esse problema”, salienta.

A realocação das famílias faz parte das obras do Canal do Labra, uma parceria entre Prefeitura de Paranaguá e Governo Federal, via Caixa Econômica Federal e incluído no Programa Minha Casa Minha Vida. As famílias foram selecionadas após análise social para verificar enquadramento aos critérios do programa.

A ocupação do imóvel, segundo a Semhaf, deve ser feita após a assinatura do contrato em até 30 dias.

REGRAS

Técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) explicaram que a concessão dos imóveis tem regras a serem cumpridas pelos moradores. As unidades não podem ser alugadas, doadas ou vendidas antes de dez anos após a assinatura do contrato, por serem habitações de programa governamental com destinação restrita ao titular. Qualquer ampliação ou modificação dos imóveis deve ser expressamente autorizada pela Prefeitura, por meio do Secretaria Municipal de Urbanismo, dentre outras condições.

PORTO SEGURO

As famílias realocadas do Canal do Labra somam-se a centenas de outras que já vivem no bairro Porto Seguro, um bairro planejado considerado piloto na história da cidade, pois alia crescimento demográfico com planejamento público. Desde que assumiu, o prefeito Edison tem buscado acompanhar o crescimento habitacional do bairro investindo também em infraestrutura. A região já conta, por exemplo, com escola municipal, estadual e de ensino técnico-superior, além de ruas pavimentadas e espaços para receber equipamentos públicos de lazer (como parques), de educação (CMEI) e de saúde.

PRESENÇA

Técnicos e diretores da Prefeitura de Paranaguá, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e o vereador Ivan da Fafipar participaram da cerimônia.