Projeto litorâneo transforma pneus abandonados em obras de arte


Por Redação JB Litoral Publicado 20/11/2015 às 08h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h01

Na última semana, o JB entrevistou Anderson Ferreira de Oliveira e Sonia Ramos de Oliveira, um casal que faz um trabalho inovador, sustentável e com foco na arte de ornamentação em todo o litoral. O projeto é denominado como “Art Pneus Matinhos” e procura desenvolver  através de pneus abandonados uma variedade de obras artísticas. Além de tirar os pneus do meio ambiente, os objetos abandonados transformam-se em ornamentos para jardins, residências e ruas de todo o litoral, fazendo literalmente “arte do lixo”.

Segundo os idealizadores do projeto, a ideia foi inicialmente de fazer um vaso para uso próprio. Houve busca de informações na internet e chegou-se ao pneu como produto para conceber o ornamento. “O primeiro foi muito difícil, quase desisti da ideia, mas, enfim, consegui terminar, então pintei e deixei secando em frente de casa, logo alguém passou e perguntou o preço e me encomendou dois vasos e pra minha sorte, moro ao lado de uma borracharia, aí foi só criar coisas novas ou ver ideias na internet. A partir daí começamos a focar nos pneus, hoje essa é a nossa principal fonte de renda”, explica Anderson. [tabelas]Muitas ideias surgem de artistas da internet, porém na medida em que o trabalho vai evoluindo, o casal aprimora as peças e cria novos modelos, que inclusive são publicados nas redes e que servem de ideias para outros artistas no país. Apesar disso, Anderson ressalta que não conhece ninguém que faça esse tipo de trabalho no litoral, afirmando que não teve nenhuma instrução, utilizando o princípio do “faça você mesmo” para o projeto chegar ao nível onde está sempre aprendendo com erros e acertos.

Responsabilidade social e ambiental

Segundo o casal, o projeto também possui um importante foco social e ambiental, algo inclusive demonstrado na logomarca, que surge de um pneu sendo transformado em vaso, destacando a frase “fazendo a nossa parte”, chamando a sociedade para atuar em conjunto com foco na preservação ambiental. Isso é na verdade um convite para fazermos bom uso de nossos recursos, ou melhor, optarmos pela reutilização de materiais, no nosso caso, os pneus”, explica Anderson. “Os pneus que reutilizamos são na sua maioria retirados de borracharias, mas também fazemos coleta aonde houver o material jogado. Muitas vezes já tirei pneu de dentro de valeta, de rios, às vezes estão jogados em calçadas. Há casos também onde pessoas nos ligam dizendo para pegarmos em sua casa ou até eles levam em nossa loja, enfim, os pneus vêm de todo lugar”, ressalta.

Retorno positivo em todo o litoral

De acordo com o casal, eles têm recebido muitos elogios em todo o litoral, tanto nas redes sociais quanto pessoalmente. Recebendo encomendas de toda a região, o “Art Pneus Matinhos” está realizando um processo de divulgação do trabalho, sendo que, mensalmente, o casal consegue vender cerca de trinta peças, onde cada obra leva cerca de três dias para ser feita. “Retiramos do lixo em torno de 80 ou 90 pneus por mês. Desde que começamos nesse ramo há dois anos já reutilizamos em torno de 800 pneus de carros, motos, karts, caminhões e bicicletas. Trabalhamos com tintas caras para dar qualidade aos nossos produtos e o maquinário que usamos para corte de peças tem que ser profissional para suportar o desgaste, o pneu possui duas ou até três tramas de ferro por dentro da borracha, então não é qualquer máquina que corta e dá o formato certo”, explica o casal, demonstrando a complexidade do trabalho e a reciclagem constante feita nos anos do projeto.

Para os próximos anos, a intenção é expandir as vendas e criar novos modelos de ornamentos, porém sempre com o foco de trabalho com pneus reutilizados. “Temos como alvo expandir nossas vendas, assim como também criar novos modelos, mas mantendo sempre o foco de trabalhar com pneus. Agora em novembro estamos terminando de montar nossa loja de artigos confeccionados com pneus em Matinhos, acredito que seja a única no litoral, então queremos aproveitar essa boa maré de oportunidade e expandir. Temos algumas parcerias em Caiobá e em cidades vizinhas como Guaratuba, Morretes e Paranaguá, mas tudo está muito no início”, explica, ressaltando que além das redes sociais, eles atualmente contam com pontos de venda em floriculturas e lojas de artesanato em todo o litoral.