Projeto pedagógico inovador é desenvolvido em escola municipal de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 09/05/2015 às 18h00 Atualizado 14/02/2024 às 07h34

A turma do 5º A da escola municipal Sully da Rosa Vilarinho, na Ponta do Caju, funciona, toda quinta-feira, como laboratório de uma metodologia pedagógica inovadora. É que ali se desenvolve, uma vez por semana, o projeto Geo-Histórico de Paranaguá, idealizado e executado pela professora Odilá Sanches.

Geógrafa, pedagoga e doutoranda em Filosofia, a professora Odilá tem mais de 5 décadas de vida dedicadas à educação infantil e de adolescentes. Sua metodologia, segundo explica, baseia-se na Teoria do Conhecimento da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Ou, segundo ela mesmo explica, “nossa natureza é estrutural e o conhecimento, não a mero decorar de frases, deve ser algo construído pelo indivíduo”, salienta. A ideia é que as os conceitos do conhecimento passem a ser construídos pela criança, ao invés de apenas repetido após explanação do professor ou professora.

A professora conta que estuda o tema há mais de 30 anos e que, neste período, colecionou a produção de milhares de alunos entre 3 a 14 anos. Na década de 80, a pesquisadora realizou um invento, inscrito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) com o nome de “Recursos para relações ambientais e têmporo-espaciais”, ou, como ela mesmo define “tablado”, que é o nome do apelido dado à invenção. O utensílio consiste num retangular com figuras geométricas donde o professor pode extrair e trabalhar, construtivamente, conceitos matemáticos como frações, geometria, dentre outros.

Segundo a docente, o projeto já foi apresentado em diversos congressos nacionais e internacionais, contabilizando 11 prêmios em feiras de ciências.

O trabalho da professora Odilá tem se convertido, ano após ano, em uma coletânea de desenhos e pinturas sobre Paranaguá. Uma das atividades pede que os alunos reproduzam, em desenho, pontos turísticos fotografados em Paranaguá.

A escola abriga algumas das produções feitas no ano passado, quando os alunos estavam no 4º ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), a ideia, compartilhada com a professora Odilá, é de realizar capacitação para professores e estender o projeto para outras escolas da rede municipal.

Laboratório

Para auxiliar as atividades desenvolvidas no projeto, a professora Odilá faz uso de um laboratório montado especialmente para as aulas de matemática. A estrutura funciona junto ao Complexo Esportivo Nereu Gouvêa.