PSL está sem registro no TRE e sem comando em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 18/04/2015 às 16h24 Atualizado 14/02/2024 às 07h10

  Se as eleições fossem hoje, o Partido Social Liberal (PSL) não poderia concorrer às eleições, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TRE/PR). Isso porque a validade da comissão provisória está vencida desde junho no ano passado. De acordo com Marco Aurélio Magalhães Pinto, secretário estadual do partido, o PSL está se reorganizando em todas as cidades para definir seus representantes.

  O PSL foi fundando em 1994, mas só teve sua concessão requerida pelo TRE/PR em 1998. O primeiro presidente nacional foi Taciano Varro Filho e a proposta da agremiação partidária é defender, em primeiro lugar, a liberdade, tanto a social, política e principalmente econômica. O PSL Estadual é presidido sob Comissão Provisória pelo deputado estadual Adelino Ribeiro Silva, eleito nas últimas eleições com 42.924 votos. Ele assumiu o lugar de Ademar Borguett e seu mandato expira no dia 30 de novembro deste ano.
  Além do deputado, que representa o partido na Assembleia Legislativo, o PSL possui três prefeitos e 77 vereadores pelo Paraná. Em Paranaguá, o partido tem dois representantes na Câmara Municipal de Vereadores: Jacir de Oliveira Morais, o Jacizinho, eleito com 973 votos, e Elto José Arcega Leandro, eleito com 799 votos. Segundo Magalhães, a situação da agremiação partidária, no que se diz respeito à gestão no município, será resolvida em breve. “Estamos reorganizando o partido nos municípios, mas em Paranaguá contamos com dois fortes representantes no Legislativo. Para as próximas eleições, temos interesse em concorrer tanto as vagas no Legislativo quanto do Executivo”, explicou o secretário por telefone.
  De acordo com o site do TSE, a comissão provisória do PSL em Paranaguá, que não tem validade desde o dia 30 de junho de 2014, era comandada por Ênio Campos da Silva e outros sete membros: Leila Maria Lopes dos Santos (Vice-presidente), Edmilson da Silva Costa (1º secretário), Anderson da Luz Rocha (2º secretário), Joselia Nascimento Correa (tesoureiro), Disraeli Correa (2º tesoureiro) e Elias José de Oliveira (vogal).