PV Paranaguá está sob Comissão Provisória comandada por Marcelo Roque


Por Redação JB Litoral Publicado 14/04/2015 às 14h00 Atualizado 14/02/2024 às 07h02

  Na série “Conjuntura Política no Litoral”, que mostra a situação de cada agremiação, o JB traz nesta semana a situação do Partido Verde (PV). Comandado em Paranaguá por Marcelo Elias Roque, ex-secretario municipal do Meio Ambiente e Obras Públicas, o partido está na condição de Comissão Provisória com vigência indeterminada.

  O Partido Verde foi criado em 17 de Janeiro de 1986 e sempre conseguiu eleger seus representantes em todas as esferas. O PV é um instrumento da ecologia política aliado a estreita relação entre a questão ambiental e social. O Diretório Executivo no Paraná é presidido por Francisco Caetano Martin, conhecido como Chico do PV. Nas últimas eleições, o partido reelegeu o deputado estadual Rasca Rodrigues com 23.815 votos, tendo como sua marca a proteção animal, a mobilidade sustentável e o Meio Ambiente. Em Paranaguá, o candidato conquistou 411 votos. Já para a Câmara Federal, o partido elegeu Leandre Dal Ponte, fundadora da Casa de Apoio Ideal, com 81.181 votos. A deputada federal também obteve 418 votos na cidade.

 O PV sempre teve a prática de manter as comissões provisórias e em Paranaguá não é diferente. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PV municipal, desde 30 de setembro de 2013, está com prazo de vigência indeterminada. Além de Marcelo Roque como presidente, a Comissão Provisória é composta por: Morgana Santos Gonçalves, vice-presidente; Nazareno Antonio Vilarinho Pioli, vice-presidente; Agostinho Batista dos Santos de Oliveira, Secretário da Juventude; Andre Giovani de Jesus, Secretário Financeiro; Joselia Nascimento Corrêa, Secretária de Formação; Luis Affonso R. da Silveira, Secretário de Comunicação; Manuel Fernandes Rodrigues Frutuoso, Secretário de Organização; Suzana da Veiga Wilczek, Secretária da Mulher; Marcia do Rocio Lima dos Santos, Secretária de Diversidade e Direitos Humanos e Luis Antonio Aparecido de Oliveira Pinto, Secretário de Mobilização.
   Em 2014, o PV municipal lançou Marcelo Roque para candidato a deputado federal. Ele obteve 16.890, 24,36% dos votos, sendo o mais votado dos candidatos na cidade.“Temos a consciência que fizemos uma ótima votação na última eleição, sendo o candidato a Deputado Federal mais votado em Paranaguá, o que apenas nos dá mais legitimidade na condução do partido e na escolha dos futuros candidatos aos cargos eletivos. Infelizmente, Paranaguá se encontra em um total abandono por parte da atual administração municipal’, declarou Roque. 

  Segundo ele, o partido trabalha desde o ano passado na cidade. “Já estamos fazendo uma reforma no partido desde o ano passado, filiando várias pessoas entre elas pré-candidatos a prefeito e vereadores, visando às eleições de 2016, fazendo do PV uma grande força política em Paranaguá. No mês de abril, iremos fazer um grande evento de filiação trazendo várias personalidades para o partido”, ressalta. Para finalizar, o presidente garante estar preparado para disputar a prefeitura da cidade. “Se o partido assim achar que temos condições de lançar um candidato a prefeito, apoiarei a decisão do partido.Tenho certeza que teremos apoio popular, pois o povo identifica em nós do partido a mesma humildade e compromisso que no passado foi decisivo na eleição do meu pai, Mario Roque”, conclui.