Rede Feminina de Combate ao Câncer passa a ter título de Utilidade Pública em Paranaguá


Por Publicado 07/10/2021 às 18h40 Atualizado 16/02/2024 às 15h29

Com a chegada da campanha do Outubro Rosa, que discute a necessidade do tratamento rápido e da identificação precoce do câncer de mama em mulheres, e também em homens, a vereadora Vandecy Dutra foi autora de uma nova medida relevante para os moradores de Paranaguá.

No mesmo dia em que foi sancionado o Programa Educação Pela Paz nas escolas, o chefe do Executivo também regulamentou, por meio da Lei Municipal nº 4.062/2021, a condição de Utilidade Pública para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá.

Com essa nova medida, serão garantidos benefícios de gestão pública para a entidade, como o acesso ao orçamento municipal para seus projetos, como ocorre com outras entidades filantrópicas.

Estiveram presentes na assinatura representantes da organização e a própria vereadora, que comentou sentir-se orgulhosa de conseguir aprovar um projeto como esse. 

Com a utilidade pública, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá poderá reivindicar a isenção de contribuições destinadas à seguridade social, pagamento de taxas cobradas por cartórios e imunidade fiscal”, explica a parlamentar.

Para Vandecy, propor pautas que realmente evoluem durante as discussões pela Câmara dos Vereadores é algo necessário e faz bem para toda a população. “Antes eram apenas projetos, e quando o prefeito sanciona, mostra a sua concordância com a proposição”, ressalta.

Vandecy acredita que a instituição fará ainda mais ações com essa novidade. “A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá se beneficiará com a sanção da lei que passa a vigorar, o título concede, ainda, credibilidade para que a entidade possa ter direito de ter acesso às verbas que poderão ser destinadas à rede”, comemora a parlamentar.

A legisladora também aproveitou para agradecer o apoio que recebe do prefeito e de todos os cidadãos. “Eu me sinto honrada e feliz, por estar vereadora nesta legislatura, ao lado do prefeito como o Marcelo Roque, que demonstra ser um gestor sensível com um olhar voltado para o social, comprometido com a Educação e com pautas que envolvam as mulheres”, diz.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer já começou a realizar a campanha do Outubro Rosa, com ações em mercados e de conscientização da população em geral, principalmente por ser uma doença que atinge mais de 50 mil brasileiras por ano e que pode ser mais facilmente combatida, se o problema for detectado em fase inicial. Novas atividades serão realizadas durante todo o mês.