Roberto Justus tira férias no exterior e vereadora Cátia Silvano assume Prefeitura de Guaratuba
A Prefeitura de Guaratuba conta com uma nova (e breve) administração. Isso porque, desde a última sexta-feira de maio (dia 26, até 13 de junho) quem está à frente do Executivo Municipal é a presidente da Câmara de Vereadores, Cátia Regina Silvano (PROS). A prefeita interina assume enquanto Roberto Justus (União) está de férias, em viagem ao exterior. Vale destacar que é a primeira vez na história da cidade que uma servidora pública assume a Prefeitura; Cátia é professora municipal concursada.
A linha de sucessão do Poder Executivo, determinada na Lei Orgânica do Município, colocaria no cargo o vice-prefeito Edison Camargo, no entanto, por motivos de saúde, ele também está afastado. Desta forma, Cátia fica na Prefeitura e, em seu lugar, no Legislativo, assume o vereador Alaor Miranda (União), vice-presidente da Câmara.
As férias de Justus já estavam programadas desde março deste ano, quando o Ofício nº 032/2023 foi enviado pelo prefeito à Câmara Municipal, requerendo autorização para licenciamento do cargo pelo período em que estaria de viagem. No dia 20 daquele mês, na 6ª sessão ordinária da Casa de Leis, em 2023, a solicitação foi aprovada pelos vereadores.
Na ocasião, o prefeito Justus falou com o JB Litoral sobre as férias programadas. “Os prefeitos só passaram a ter direito as férias muito recentemente, [mas], quanto ao descanso, isso é questionável. Meu telefone toca às 7h da manhã e só paro de receber mensagens de madrugada, sete dias por semana”, comentou.
Ele também afirmou que, neste ano, ficaria 15 dias fora, pois estaria viajando com a família. Contudo, garantiu que nem durante o descanso familiar pararia de trabalhar.
“O fato de eu estar viajando não me isola. O trabalho continua, ainda que remotamente”, concluiu.
O JB Litoral também conversou com a então prefeita interina, Cátia Silvano. Segundo ela, o período como prefeita interina traz a oportunidade de enxergar a administração pública sobre um novo ângulo.
“Na Câmara, cuidamos da parte legal que ampara o trabalho realizado pelo Executivo. E aqui, [na Prefeitura], através do trabalho do prefeito e das diferentes secretarias, é onde tudo acontece, isto é, onde [a parte legal] se transforma em serviços e atendimento à população. A responsabilidade é grande, mas com a união da equipe, mantemos o andamento dos trabalhos“, afirmou.
Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…