Secretaria de Inclusão Social de Paranaguá terá nova sede com salas para o Centro de Autismo


Por Redação Publicado 03/03/2023 às 18h28 Atualizado 18/02/2024 às 06h03

Na quinta-feira (23) passada, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), visitou o local que abrigará a nova sede da Secretaria Municipal de Inclusão Social (Semi), no antigo edifício do Banco Bradesco, localizado na Rua Faria Sobrinho. O espaço já conta com acessibilidade e está recebendo os últimos ajustes para abrigar as mais de 30 salas voltadas para os atendimentos do Centro do Autismo e realização de projetos comunitários.

De acordo com Marcelo Roque, o local escolhido tem todas as condições necessárias para oferecer o melhor serviço à população e aos profissionais envolvidos. “É um sonho realizado tanto para as famílias atendidas quanto para os profissionais que se dedicam para este trabalho. É uma alegria e satisfação poder, junto a nossa equipe, proporcionar o melhor para a nossa comunidade”, diz o prefeito.

Nos últimos anos, a administração municipal criou uma série de iniciativas voltadas para a socialização e aprendizado sobre pessoas com necessidades especiais. Um dos novos projetos é a realização da 1ª Edição do Curso AutismoS Presente, uma formação realizada em parceria com a UNIASSELVI, com o Instituto AutismoS e com a ONDA.

O curso visa preparar os profissionais da educação e a comunidade local para orientar adequadamente crianças e adolescentes autistas no dia a dia escolar, a fim de promover uma convivência inclusiva e afetiva. A iniciativa acontece pela primeira vez em Paranaguá.

A capacitação oferece certificação e para participar é preciso que os interessados estejam cursando o ensino médio ou já tenham o completado. “Neste novo projeto, temos a certeza de que nossa dedicação nos levará ainda mais longe do que conseguimos avistar agora. Afinal, a cada passo em busca de uma sociedade mais inclusiva conseguimos ver um pouco além e evoluímos como seres humanos”, diz a secretária de Inclusão, Camila Leite.

O novo curso surge para complementar o trabalho do Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA). Criado em 2018, ele é responsável por realizar avaliações diagnósticas e psicoeducacionais com acompanhamento médico, além de capacitar profissionais do magistério da rede municipal de ensino, promovendo seminários, orientações e palestras para familiares de crianças e adolescentes com TEA.

A nova sede da Secretaria de Inclusão ficará localizada no antigo Banco Bradesco, na rua Faria Sobrinho. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Inclusão para todos os públicos


Além de desenvolver ações para crianças com deficiência, a secretaria também promove iniciativas para adultos, como é o caso do projeto A Arte de Conhecer e Incluir, voltado para alunos acima de 35 anos da Escola Municipal Eva Cavani. O projeto visa ampliar a convivência social, criar autonomia e desenvolver habilidades manuais e cognitivas com a realização de oficinas de artesanato, culinária, pintura, peças teatrais, entre outras atividades.

De acordo com Camila Leite, os materiais produzidos poderão ser comercializados na Feira da Lua e a proposta é que os recursos advindos das vendas retornem aos alunos para que eles possam utilizá-los em passeios em grupo e no desenvolvimento de novas oficinas.

Os alunos adultos, acima de 35 anos, sairão da sala de aula e participarão do projeto onde farão artesanato, pintura, crochê, poderão praticar esporte, aula de dança, vão fazer horta, visitar teatro, visitar a secretaria do meio ambiente para ver os animais existentes para doação, entre outras ações”, explicou a secretária.

Segundo ela, o objetivo é o de promover a inclusão de forma contínua, por isso, são direcionados esforços e recursos em prol da diversidade. “Sendo assim, é importante estabelecer metas, medir, documentar e publicar os progressos que caminham em busca dessa transformação que estamos propondo”, conclui.

No local, que já conta com acessibilidade, haverá mais de 30 salas voltadas para os atendimentos do Centro do Autismo e dos projetos de inclusão. Foto: Prefeitura de Paranaguá