Senac e Portos do Paraná organizam curso de educação ambiental para jovens da Ilha dos Valadares


Por Publicado 29/09/2021 às 14h58 Atualizado 16/02/2024 às 14h44

A Portos do Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está promovendo curso que visa a capacitação e o desenvolvimento de ações para jovens nas comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos paranaenses.  A ação está ligada ao projeto Jovem Aprendiz, que contempla o programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, a ação é fundamental para o o Porto seguir e cumprir com aquilo que se comprometeu junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) de fazer com que o porto seja uma mola propulsora da transformação da realidade das comunidades da área de influência. “Queremos muito capacitar e empoderar essas comunidades para que elas consigam fazer a mudança de sua matriz econômica, deixem de ser apenas extrativistas e possam também passar a operar no setor da prestação de serviços, turismo de base comunitária em especial”, salienta.

CURSO

Segundo Tiago Mafra, gestor da CIA Ambiental, empresa contratada que realiza o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Portos do Paraná, essa primeira ação foi focada em filhos de pescadores e desenvolvida na Ilha dos Valadares, uma das comunidades que está dentro da área de influência dos portos paranaenses.

O curso, realizado pela manhã, dura 10 dias e tem carga horária de 30 horas e é ministrado para jovens a partir de 16 anos, que geralmente estão na fase final do ensino médio. “O objetivo é aprimorar a entrada desses jovens no mercado de trabalho, apresentando técnicas de entrevista, de atendimento, aprimoramento de comunicação para pessoas que vão trabalhar no comércio ou de maneira geral, e para pessoas que vão procurar um emprego e têm que aprender a se apresentar”, explica Mafra.