Sorvete caiçara: a doce jornada da moradora de Pontal do Paraná rumo ao pódio do ‘Caminhos do Campo’


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/11/2023 às 17h55 Atualizado 19/02/2024 às 04h43

Uma autêntica sobremesa caiçara já conquistou o paladar dos pontalenses e agora promete conquistar o dos paranaenses. O ‘sorvete caiçara’, receita nascida em Pontal do Paraná, está na disputa para se tornar o grande vencedor do concurso de culinária promovido pelo programa “Caminhos do Campo” da RPC.

Débora Baumel Lenzi, de 32 anos, é chef de cozinha e estudante de nutrição, e a mente brilhante por trás da sobremesa de sorvete cremoso de bala de banana com calda de cataia e crocante de pinhão, que a coloca como uma das finalistas na categoria receita doce.

O “Caminhos do Campo”, telejornal rural exibido aos domingos pela RPC, é um dos programas mais assistidos no estado. O concurso culinário, que visa promover e celebrar a rica culinária paranaense, recebeu mais de 500 inscrições de todas as regiões do Paraná. A seleção resultou em 16 finalistas, sendo oito doces e oito salgadas.

Débora Lenzi, conhecida em Pontal do Paraná por sua habilidade culinária, é a única representante do Litoral na competição. Seu trabalho, assim como o dos demais finalistas, foi gravado e exibido pela emissora, proporcionando aos telespectadores uma amostra da diversidade gastronômica do Paraná.

A sobremesa se trata de sorvete cremoso de bala de banana com calda de cataia e crocante de pinhão. Foto: Reprodução/RPC

A inspiração da chef de cozinha para sua criação vem do amor por sua avó, uma doceira apaixonada por balas de banana. A receita, que une elementos regionais como a bala de banana, a cataia e o pinhão, não apenas homenageia as tradições locais, mas também destaca a versatilidade e originalidade da culinária caiçara.

Paixão que passa de gerações   

Em entrevista ao JB Litoral, Débora compartilha suas motivações. “A minha vó adorava produtos regionais como a bala de banana, então uma das minhas inspirações foi ela, eu sei que parece clichê, mas quem conviveu com ela sabe dessa conexão que nós tínhamos“, diz.

Ela relembra que sua jornada na gastronomia começou cedo, aprendendo a fazer bolos com sua avó, que passou a paixão para toda a família. “Na minha família toda cozinham, tios, irmão, então comigo não poderia ser diferente”, comenta.

Natural de Irati (PR) e residindo há três anos em Pontal, foi após se profissionalizar, em 2012, realizando cursos de confeiteira e cozinheira, que ela começou a trabalhar na área. Atuou em diversos restaurantes em Curitiba e teve uma pequena empresa de massas caseiras. No entanto, a chegada dos dois filhos a afastou um pouco da cozinha.

Foi somente no início deste ano que Débora retornou para a gastronomia, quando recebeu o convite para participar do Festival do Caranguejo, representando a recém-aberta Pousada Guaricana. Com o sucesso do hambúrguer de caranguejo, Débora percebeu que sua paixão pela culinária continuava forte.

O sorvete caiçara

A chef de cozinha quase não conseguiu se inscrever no concurso “Caminhos do Campo”. Foi uma colega que a alertou para a inscrição, que já estava nos últimos dias.

Em agosto, enquanto trabalhava, uma colega me chamou e com essas palavras disse: ‘Débora, está tendo a inscrição do concurso Caminhos do Campo, ai de você se não se inscrever! Eu acho que você ganha.’ Perguntei a ela até quando ia a inscrição e acabava naquela semana, ou seja, tinha 3 dias para criar a receita, tirar foto e fazer a inscrição. Na hora não fazia a mínima ideia do que mandar para o concurso, mas no mesmo dia me deu um clique do sorvete de bala de banana, só que só o sorvete pra mim não estava bom, precisava de algo a mais, foi quando pensei na cataia e no pinhão que estava em alta na época”, conta.

Débora conta que fez o sorvete como forma de homenagem ao Litoral do Paraná. Foto: Arquivo pessoal/Débora Lenzi

Daí surgiu o sorvete caiçara, não apenas uma combinação de ingredientes, mas uma homenagem às tradições locais e à avó de Débora. “Me lembro de pensar muito em minha vó, ela não era daqui, veio da Polônia, mas adorava produtos regionais como a bala de banana”, reflete.

Quando o resultado do concurso saiu e a chef viu que estava na final, não se conteve de alegria. “A receptividade de todos foi maravilhosa, de pessoas que eu nem conhecia e nem conheço; as mensagens de torcida, o carinho, foi algo encantador e me fez acreditar que fiz um bom trabalho com o sorvete. Hoje agradeço muito a cidade de Pontal pela acolhida e pela torcida no sorvete que fiz também em homenagem ao nosso Litoral”, destaca.

Como votar e onde provar

A comunidade agora tem a oportunidade de apoiar Débora Lenzi votando em sua sobremesa única. A votação está aberta ao público no site oficial do “Caminhos do Campo”, até às 21h da próxima segunda-feira (20), e os resultados serão anunciados durante o programa no dia 3 de dezembro.

Para votar, basta clicar aqui. Ela faz um apelo: “Vamos unir forças para levar o sabor do litoral para o pódio do ‘Caminhos do Campo’!”, conclui.

Para quem deseja degustar a receita única antes de votar, o sorvete está disponível no Bistrô das Flores, no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná.