Ilha do Superagui volta a receber turistas após período de lockdown; decreto proíbe o Carnaval em Guaraqueçaba


Por Gabriel Santos Publicado 24/01/2022 às 13h18 Atualizado 17/02/2024 às 00h26
Foto: Reprodução / Blog Me Leva Viajar

Antes fechada à entrada de turistas para evitar o contágio da Covid-19, a Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, saiu do período de lockdown instaurado na primeira semana de janeiro. A decisão foi tomada por meio do Decreto nº 412/2022 publicado na última sexta-feira (21).

A população de ilhéus confirmada com o vírus acendeu o alerta da Secretaria de Saúde, o nível de transmissão chegou a ser considerado comunitário, quando não há mais controle da doença. Segundo as autoridades, o surto aconteceu devido o aumento de turistas nas datas de fim de ano.

A deliberação estabelece a necessidade dos veranistas apresentarem o passaporte vacinal, comprovando estarem imunizados, para frequentar estabelecimentos comerciais, embarcações náuticas, hotéis, pousadas e campings. Quem tiver o documento comprobatório será obrigado a mostrar o teste RT-PCR negativo nas últimas 72 horas. Os estabelecimentos comercias, cultos religiosos e táxis náuticos passam a atender com 70% da capacidade máxima.

Qualquer festa marcada no período de Carnaval está proibida em Guaraqueçaba, a medida tem o objetivo de evitar a o contágio em eventos de grande aglomeração. As festividades apenas podem ocorrer, depois do período da tradicional comemoração, o máximo será 25 pessoas presentes nos encontros.

Confira o decreto na íntegra, clicando aqui.