Suplentes em Paranaguá assumiram cargos na prefeitura e Cislipa


Por Redação JB Litoral Publicado 10/02/2017 às 08h28 Atualizado 14/02/2024 às 17h47

Encerrada a eleição proporcional no ano passado, suplentes de vereadores ficam na expectativa de assumirem cargos na Câmara Municipal de Paranaguá, em caso de afastamento dos seus titulares pelos mais diversos motivos.

Entretanto, alguns que tiveram um trabalho considerado importante na campanha e que resultou na vitória do Prefeito Marcelo Elias Roque (PV), aliado a sua condição técnica e currículo pessoal, assumiram cargos na administração municipal e até mesmo no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA), cujo presidente nos próximos dois anos é o prefeito de Paranaguá. 

Um levantamento feito pelo JB mostrou que 10 suplentes de vereadores, hoje, são colaboradores da gestão municipal e da entidade de saúde do Litoral.

O Ex-vereador João Mendes Filho, que fez 326 votos pelo PMDB, partido do irmão do prefeito e atual presidente da Câmara Municipal, Marcus Antonio Elias Roque, assumiu a Secretaria Municipal de Administração, cargo de Agente Político (AP), pasta que possui profundo conhecimento por já ter exercido a mesma função em outras gestões municipais. Ao longo de sua vida pública, apesar de servidor de carreira, João Mendes também foi secretário municipal da Sustentabilidade Ambiental (2013) e secretário de Administração nas gestões dos prefeitos Carlos Antonio Tortato (PT) por nove meses, de Mário Manoel das Dores Roque (PMDB) por sete anos e três meses e na gestão de Edison de Oliveira Kersten (PMDB) por seis meses. Uma carreira de nove anos como secretário municipal.

Do partido do prefeito, PV, foram quatro os suplentes que assumiram cargo a partir deste ano. Foram eles: Jafar Omar El Tassi que obteve 405 votos e foi nomeado com a simbologia DAS 2 como Diretor Regional de Alexandra; Ceres Bremer Martins que obteve 55 votos, receber um DAS 2 como Diretora do Departamento de Infraestrutura Turística; Adilson Luiz da Rocha Junior, o Junior Veneno, que recebeu 59 votos e assumiu no CISLIPA, o cargo de Assistente Administrativo para Gestão de Programas e Lucia Margareth Lopes Alves, que teve voto zero e assumiu o cargo de Diretora de Divisão de Serviços de Saúde, também no CISLIPA.

Dois suplentes do PSB, partido do Vice-prefeito Arnaldo Maranhão, foram nomeados: Valdecir de Almeida Lemes, o Jacaré, que obteve 711 votos e se tornou o segundo suplente do partido, recebeu um DAS 2 como Diretor do Departamento de Obras e Rosane de Oliveira da Cruz que fez 63 votos e recebeu DAS 4 como Chefe de Divisão de Alimentação Escolar.

Também foi nomeado com uma DAS 2 no cargo de Assessor de Gabinete, o pastor Elias José de Oliveira que recebeu 264 votos  pelo PEN e Fabricio Augusto Sisneiro de Azevedo, nomeado com um DAS 2 no cargo de Diretor do Departamento de Almoxarifado depois de fazer 252 votos pelo  PPS.

Único nomeado, cujo partido não fez parte da coligação majoritária do Prefeito Marcelo Roque, o Jornalista Marcos Vinicius Batista da Silva, o Marquito foi nomeado Diretor do Departamento de Comunicação em Mídias Impressas e Eletrônicas de simbologia DAS 2. Ele foi candidato a vereador na coligação do Prefeito Gerson do Rosário Antunes, o Gerson Bagé do PRB, defendendo as cores do PDT, onde fez 138 votos.