TCP faz 1ª operação de carga de importação nos novos ramais ferroviários em Paranaguá
O TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) realizou a primeira operação de cargas de importação transportada através dos seus novos ramais ferroviários. A operação piloto foi realizada com o transporte ferroviário de dois contêineres com cargas importadas para cliente do Norte do Paraná, no dia 19. Construídos em uma área paralela aos antigos ramais, os dois novos trechos, que irão substituí-los, têm o dobro do tamanho do comprimento dos trilhos atuais e 40 plataformas (15 a mais que os anteriores). A nova malha passa a operar com capacidade ampliada já em janeiro de 2015, com a desativação completa da anterior.
De acordo com Luiz Antonio Alves, CEO do Terminal, a ampliação permite a otimização do fluxo de contêineres que passam pelo terminal via modal ferroviário e o início da importação por este modal, que antes era feita somente por rodovia.
“Substituiremos os contêineres vazios que abastecem a indústria exportadora por contêineres cheios (sentido importação). As cargas importadas serão nacionalizadas dentro do TCP e, posteriormente, transportadas através da ferrovia para os postos avançados que o Terminal mantém em sua área de influência. Na sequência, entregaremos na casa do importador, permitindo reduções de custos para nossos clientes e economias de escala. Estamos inovando e colocando para o mercado um produto inédito no Brasil”, explica Luiz Antonio Alves.
Em novembro o TCP bateu o recorde da América do Sul em volume de contêineres transportados por ferrovia. Foram 5.950 contêineres transportados neste modal, o que já representa aproximadamente 15% de todo o volume movimentado no terminal. A ferrovia é um importante diferencial do TCP, pois se trata do único terminal de contêineres no Sul do Brasil com acesso ferroviário dentro do pátio.
A partir de janeiro de 2015 a capacidade média de 6 mil contêineres/mês transportados por ferrovia alcançada em 2014 pelo TCP irá saltar para 9 mil contêineres/mês.
Utilizado com sucesso em portos de referência em todo o mundo, como em Nova Iorque (Estados Unidos), Mumbai (Índia), Roterdam (Holanda) e Antuérpia (Bélgica), locais onde responde muitas vezes por mais da metade do volume movimentado no terminal, o modal ferroviário oferece diversas vantagens para o transporte de contêineres. Além da segurança e dos custos até 30% mais competitivos, ele emite 67% menos CO2 na atmosfera em comparação com o modal rodoviário e tem maior confiabilidade no tempo de trajeto.
Sobre o TCP
Segundo maior terminal de contêineres da América do Sul em movimentação de cargas, o TCP foi criado em 1998, quando se tornou concessionário do terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, após vencer a licitação realizada pelo governo do Paraná.
Oferecendo serviços de alta qualidade e buscando continuamente excelência operacional, o TCP é atualmente um dos terminais de contêineres mais produtivo dos Brasil, possibilitando o menor tempo de permanência dos navios no porto.
Após receber um dos maiores pacotes de investimentos privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos (R$ 365 milhões em três anos), o TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m²de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros.
O TCP tem como acionistas o fundo de private equity Advent International, a Pattac Empreendimentos e Participações S/A, TUC Participações Portuárias S/A, Soifer Participações Societárias Ltda., Grup Marítim TCB S.L. e Galigrain S.A.