Tutores poderão castrar seus animais gratuitamente em mutirão da prefeitura de Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 28/07/2022 às 16h50 Atualizado 17/02/2024 às 13h56
Evento está previsto para acontecer na segunda quinzena de agosto. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá)

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) de Paranaguá está cadastrando os moradores, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, interessados em castrar seus cães e gatos. Ao todo, serão feitas mais 600 castrações gratuitas nos animais, sejam eles machos ou fêmeas, de 6 meses até 7 anos de idade.

De acordo com a prefeitura, ainda não existe uma data definida para realizar o evento, no entanto, a expectativa é que ele seja feito na segunda quinzena de agosto. Para ter acesso ao serviço veterinário, a população precisa comprovar que está listada no programa Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) ou comprovar que a família vive com menos de três salários mínimos.

Os cadastros começaram nesta quinta-feira (28) na Estação Ferroviária. Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, os atendimentos serão na subprefeitura da Ilha dos Valadares; já no dia 2 de agosto, os atendimentos acontecerão na subprefeitura do bairro Nilson Neves, também, das 9h às 16h; no dia 3 de agosto, no mesmo horário das ações anteriores, a equipe atenderá na subprefeitura de Alexandra.

Serviço gratuito

Quem perder o período em que estão sendo realizados os cadastros para o mutirão, poderá requerer o serviço diretamente na Semma, isso porque a lei nº 3820/2019 garante que a prefeitura disponibilize o serviço por meio do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados ou Pertencentes às Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social.

Os tutores interessados em conseguir ter acesso ao programa de castração deverão ir até as dependências da secretaria de Meio Ambiente e comprovar que vivem com menos de três salários mínimos, além de serem cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Também é obrigatório apresentar uma ficha, disponível na página da secretaria, no site da prefeitura.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…