Universitários não precisarão pagar passagem para ir de Paranaguá até Matinhos


Por Gabriel Santos Publicado 22/03/2022 às 18h08 Atualizado 17/02/2024 às 04h33
ufpr litoral, praia, federal
Alunos do período da noite serão os beneficiados. Foto:Rafael Soveral/ JB Litoral

Os alunos parnanguaras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Matinhos, contarão com transporte gratuito entre as cidades. A medida foi tomada, na última segunda-feira (21), em uma reunião realizada entre a prefeitura de Paranaguá, a diretora geral da UFPR Litoral, Professora Elisiani Vitória Tiepolo e a vereadora Vandecy Dutra (PP).   

A decisão de fazer com que os estudantes em situação de vulnerabilidade, do período da noite, não custeiem a passagem, é resultado de uma emenda de 2018. O projeto previa a aquisição de um ônibus para transportá-los. O veículo adquirido pela prefeitura tem a capacidade de levar 30 pessoas.

Para Vandecy, a aprovação do projeto simboliza uma luta que irá ajudar muitas pessoas nesse ano letivo.  “Já buscávamos pela viabilidade do transporte público universitário aos alunos que residem em nossa cidade e precisam se deslocar diariamente à universidade, e que muitas vezes não possuem condições financeiras em arcar com o custo elevado do transporte. Por conta da pandemia não conseguimos dar andamento, mas com o retorno das aulas presenciais, pudemos concretizar esse sonho”, comemora.

A lista com os nomes dos beneficiados está sendo feita pela instituição de ensino superior. Os dados serão repassados para secretaria de Educação (SEMEDI), dessa forma, o departamento cuidará dos detalhes relacionados aos cadastramentos dos graduandos nos 19 cursos ofertados pela universidade.  

O prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) ressalta como a gratuidade do transporte fará com que os estudantes continuem a frequentar a sala de aula. “Visamos sempre o melhor para educação dos parnanguaras e esse é um passo importante para que os universitários possam continuar seus estudos sem se preocupar com o pagamento de passagem intermunicipal”, comenta.

Com informações da prefeitura de Paranaguá e UFPR Litoral