Vacinação de adolescentes deve ser retomada com vinda de novo lote


Por Publicado 18/10/2021 às 16h46 Atualizado 16/02/2024 às 16h28

O Ministério da Saúde (MS) confirmou nesta segunda-feira (18) o envio de mais 318.240 doses da vacina da ComiRNAty, da Pfizer/BioNTech ao Paraná. Desse total, 228.150 doses são exclusivas para a população de 12 a 17 anos, sem comorbidades ou pertencentes a grupos prioritários. É a primeira remessa do governo federal direcionada aos adolescentes em geral.

Além dos imunizantes para os jovens, o novo lote inclui ainda 90.090 vacinas para segundas doses (D2).

Ainda não há data confirmada para envio, mas o lote deve chegar ao Estado ainda nesta semana. Assim que desembarcarem no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, as doses serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento até que sejam distribuídas para as Regionais de Saúde.

Todas as cidades do litoral paranaense já iniciaram a vacinação desse público específico, mas não conseguiram avançar devido ao baixo estoque e também as regras mais rígidas, como por exemplo, a utilização da vacina de RNA mensageiro em todos aqueles que tiverem menos de 18 anos ou gestantes.

Assim que o novo lote chegar, a pasta deve fazer a divisão dos imunizantes para cada regional e só então que essa remessa passará a chegar às cidades, por isso, não há previsão de quando a vacinação de adolescentes deve retornar nas sete cidades litorâneas.