Venda na Festa da Tainha neste ano foi 50% maior


Por Redação JB Litoral Publicado 11/07/2016 às 18h02 Atualizado 14/02/2024 às 14h36

De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, evento teve comercialização de 11.900 quilos, contra 8 toneladas registradas no ano passado. 

As vendas na 6.ª Festa Nacional da Tainha foram recordes em 2016, com aumento na casa de 50%. Foram comercializadas 11.900 quilos de peixe, contra 8 toneladas no ano passado, e mais 1.900 quilos de outros frutos do mar. 

Somente no último dia do evento (domingo) cerca de 50 mil pessoas passaram pela Praça de Eventos 29 de Julho.

O prefeito Edison Kersten comemorou os números positivos. “Isso representa o resgate do nosso turismo, que sofreu por conta da epidemia de dengue registrada em nossa cidade. Estamos muito felizes com esses números extremamente positivos registrados, superando cerca de 50% no movimento, comparando com o ano passado. Fica nosso agradecimento também aos pescadores, que foram representados por 14 famílias na festa com as barracas”, afirmou o prefeito. 
 

“Foi a primeira vez que tivemos números tão bons na Festa da Tainha. Foi um verdadeiro recorde o número de pescados que conseguimos comercializar neste ano e superou todas as nossas expectativas”, comemorou o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Luiz Fernando de Oliveira, nesta segunda-feira. 

Um megaevento musical, com cerca de 30 artistas nacionalmente renomados, para comemorar o aniversário da rádio Massa, ajudou a esquentar os números positivos da Festa da Tainha. 

Alguns incidentes foram registrados, mas o presidente da Fumtur minimiza, em virtude do alto número de pessoas que passaram pelo local. 

“É natural que ocorra algum incidente, mas estávamos preparados com um grande contingente da Guarda Municipal e Polícia Militar na praça. Além disso, eram mais 35 seguranças contratados. Em qualquer cidade do Brasil ou do mundo, quando se realiza um evento tão grandioso como o que tivemos, é normal registrar situações como as que ocorreram”, comentou Luiz Fernando. 

O importante, na opinião do presidente da Fumtur, é registrar os números positivos da Festa da Tainha. Além das famílias que foram responsáveis pelas 18 barracas, o comércio como um todo saiu ganhando. 

“Tivemos muito movimento nos restaurantes e em outros estabelecimentos comerciais. Registramos muitos turistas e isso se via nos cerca de 50 ônibus e vans com caravanas de várias cidades do Paraná, principalmente de Curitiba e região metropolitana, e até de Santa Catarina”, destacou o presidente.

A Prefeitura de Paranaguá também teve atuação de outras secretarias municipais na Festa da Tainha, como a de Serviços Urbanos, que fiscalizou a atuação de vendedores ambulantes e comerciantes, a de Meio Ambiente, com a limpeza da área, além da Segurança, com os guardas civis municipais, a da Saúde, com profissionais prestando atendimento no local e também conscientização, e várias outras pastas.

 

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Paranaguá