Vereador Diniz afirma ter facção criminosa internacional na Ilha dos Valadares


Por Publicado 05/10/2021 às 20h51 Atualizado 16/02/2024 às 15h23

Uma fala do vereador parnanguara, Delegado Nilson Diniz (PSL) na sessão plenária da Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (5), vem repercutindo no litoral e fora dele.

Em um pronunciamento de pouco mais de 3 minutos, enquanto comentava a Implantação de destacamento do Corpo de Bombeiros na Ilha dos Valadares, o vereador fugiu do tema e citou um fato curioso: afirmou saber que existe uma facção criminosa na Ilhas dos Valadares com ramificações internacionais.

Diniz, que foi eleito por sua atuação na área segurança pública, e formado em direito, pós-graduado em investigação criminal, mas é mais conhecido pelo cargo de delegado, que ocupava desde 2013.

A fala polêmica do vereador foi exatamente na linha do tempo em que ocupou a chefia da policia civil de Paranaguá. “Nestes 7 anos como delegado de polícia aqui na cidade [de Paranaguá], eu verifiquei que atualmente a Ilha dos Valadares é um dos redutos principais de integrantes de uma organização criminosa com ramificações internacionais em razão deste fato, também é uma área potencialmente (sic) de homicídios“, diz o parlamentar.

O vereador seguiu comentando que as regiões em que o Estado não se faz presente, o traficante ocupa. “Infelizmente a gente não tem uma segurança pública de qualidade na Ilhas dos Valadares e isso precisa ser mudado“, acrescenta o delegado.

Procurado pela reportagem para comentar a citação e explicar que facção criminosa é essa, o vereador Delegado Nilson Diniz disse que se pronunciará futuramente.

Quando houver um posicionamento do legislador, o JB Litoral trará uma nova reportagem sobre o tema.

Veja o vídeo do pronunciamento do vereador:

Proposta da fala polêmica foi aprovada por unanimidade

Para além das palavras do vereador Diniz, a proposta debatido na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores foi votado pelos pares da casa. O tema, de relatoria do vereador Irineu José da Cruz Alves (REPUBLICANOS), buscava a “instalação de Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros na Ilha dos Valadares“, de acordo com o requerimento nº 37475/2021.

A razão que objetivava a temática foi detalhado no texto da pauta. “Hoje a comunidade da Ilha dos Valadares conta com mais de 30 mil habitantes, e não existe nenhum destacamento do Corpo de Bombeiros ou brigada de incêndio.
A ponte que liga a Ilha dos Valadares ao continente restringe o tráfego de veículos sobre a passarela, proibindo a passagem de veículos automotores, elétricos, de tração animal ou a reboque
“.

Sem nenhuma objeção, o requerimento foi aprovado também na sessão desta terça-feira.