Vinte e cinco anos depois, moradores da zona rural de Morretes devem receber água encanada


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/09/2022 às 10h16 Atualizado 17/02/2024 às 17h54

Uma obra aguardada há mais de 25 anos e que, finalmente, está sendo executada: moradores de comunidades rurais de Morretes terão água encanada. As obras começaram no Morro Grande, no final de agosto e, até o momento, mais de três quilômetros de canos e tubos já foram instalados.

As cerca de 230 famílias que vivem na região do Morro Grande, Rio dos Patos, Km 32, Marta, Itaperuçu e Cruzeiro devem ter acesso à água encanada já no início de 2023. As obras estão sendo realizadas em conjunto pela Prefeitura de Morretes, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da própria comunidade, que está doando a mão de obra.

O JB Litoral esteve no local onde os dois tanques de 20 mil litros, cada, ficarão e distribuirão, via lei da gravidade, a água para os moradores. O secretário municipal de Infraestrutura, Gean Carlos Bossi, explica sobre a obra.

Será uma extensão de rede de quase 15 km. A obra está recente, porém, mais de 3 km já foram escavados e já estão com os tubos”, diz.

O projeto é o seguinte: a água sairá de um poço, já previsto e estudado pela Sanepar, até os dois tanques de 20 mil litros, em cima de um morro; lá, uma bomba empurrará para as caixas d’água e, então, irá para a comunidade pelos canos instalados no trajeto de quase 15 km.

Para o empreendimento, o poder municipal firmou um convênio com a Sanepar – a Prefeitura entra com os equipamentos, maquinário e a logística de retirada dos materiais na companhia, em Curitiba, e a Sanepar com a doação do projeto, tubos, conexões e com um profissional técnico que vistoria a obra quase que diariamente.

O secretário de Infraestrutura, Gean, explica que em cima do morro observado na foto ficarão os dois tanques de 20 mil litros para distribuição da água à comunidade. Foto: JB Litoral

Comunidade está realizando as obras


No entanto, ainda faltava os profissionais para colocar a mão na massa. Por isso, os próprios moradores das comunidades beneficiadas, cansados de esperar por mais de duas décadas pela garantia de um direito essencial, decidiram se unir para executar a obra.

Sérgio de Freitas Nascimento mora há 45 anos no Morro Grande e é presidente das associações Morro Grande Para Todos e Água Para Todos. Ele conta que os moradores estão tão felizes com a chegada da água encanada que fazem o trabalho – o qual deveria ser do poder público – com prazer e alegria.

Estamos esperando há 25 anos a água encanada. Só tenho a agradecer à equipe da Prefeitura e da Sanepar por estar nos abençoando. A obra está andando muito bem e as duas associações, junto com toda a comunidade, estão auxiliando nos trabalhos. Temos o apoio dos moradores dos seis bairros para realizar o serviço, que deve durar mais quatro meses”, conta.

As obras deverão ser concluídas em 4 meses e estão sendo realizadas através de um convênio entre a Sanepar, Prefeitura e apoio da comunidade. Foto: JB Litoral

Água de poço ou de rio


Até o momento, Sérgio revela que parte das famílias que vivem na região rural buscam água em fontes, rios e em uma rede de abastecimento afastada na cidade. Outra parte possui poços artesianos em casa, porém, a maioria secou. “Um fornece para o outro e assim vamos indo”, completa.

Para um banho quente, por exemplo, ainda existem aqueles que precisam esquentar a água em panelas e potes. Os mais “abastados” trazem a água das fontes e rios até suas casas, enchem a caixa d’água e, então, conseguem usar o chuveiro elétrico.

É um trabalho que esperamos há muito tempo mesmo. Estamos muito felizes porque em breve, se não houver nenhum contratempo, poderemos ter a água encanada”, finaliza.

O secretário de Obras, Gean Bossi, destaca que a ação faz parte de um projeto de saneamento que busca atender toda a população que reside na região, oferecendo água tratada e melhor qualidade de vida na comunidade.