Marcon realiza operação inédita de 20 mil toneladas de gergelim para a Guatemala


Por Publicado 10/11/2021 às 17h03 Atualizado 16/02/2024 às 18h56
Gergilin embarque Marcon

Desde quinta-feira (03), o porto de Paranaguá realiza uma operação inédita no berço 202, onde o navio Lady Lilly, agenciado pela empresa Marcon Logística Portuária, recebe 20 mil toneladas de gergelim em sacas, que têm como destino a América Central.

O embarque desse produto nacional, que segue para a Guatemala, está sendo estivado (acondicionado) em cinco porões, com 4 mil toneladas da semente, em média, em cada um desses espaços da embarcação. Ao chegar ao seu destino, todo esse produto será manufaturado e distribuído para o mundo. Até então, a semente já era exportada pelo terminal paranaense, mas somente em contêineres.

Em média, cada espaço vai levar cerca de 4 mil toneladas da semente, totalizando um embarque de 20 mil toneladas que têm como destino a Guatemala, onde será manufaturado e distribuído para o mundo. Até então, a semente já era exportada pelo terminal paranaense, mas somente em contêineres.

O diretor comercial da Marcon, Patrick Tavares, explicou ao JB Litoral que o embarque segue acontecendo até o meio desta semana e será uma ação inédita. “Deve durar mais uns três dias embarcando. São 120 toneladas de gergelim em sacarias de 50kg. O gergelim é um produto diferenciado e sensível. É preciso ter um cuidado extremo, tanto quando ele vem da região de Canarana, no Mato Grosso, até a chegada nos armazéns. Nos preparamos para o embarque e colocamos nos caminhões. É uma operação que envolve muita gente, desde a recepção até o embarque. É uma carga que foi uma surpresa migrar para um navio. Tem outras cargas, como o feijão e a lentilha, que estamos estudando fazer em mais um navio como esse”, explica.

Eficiência na carga geral

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, explica que o ineditismo está exatamente nesse embarque direto no porão do navio, em uma modalidade conhecida como carga geral. “Isso demonstra que o porto de Paranaguá é um porto eficiente nos diversos tipos de carga, que tem capacidade de operar na importação e exportação. Com a escassez no mercado dos contêineres, os navios de carga geral voltam a procurar Paranaguá como opção eficiente ao serviço”, afirma Pioli.

Embarque Gergilin Marcon
O embarque inédito deve durar até o meio desta semana Foto:Cláudio Neves/Portos do Paraná

Ainda segundo o Pioli, o município de Paranaguá, por já oferecer a área portuária, seria uma boa opção. “Estaria perto do porto, seria fácil para embarcar e distribuir a carga manufaturada para o mundo inteiro”, comenta. “Essa visita dos donos da carga pode trazer muitas coisas boas à nossa região”, completa.

Suhel Turjman, da empresa guatemalteca Semillas Universalles, confirma a possibilidade de a empresa instalar uma unidade no Paraná para processar o produto e diz que isso pode acontecer em breve. “É uma possibilidade, sim. A gente acredita que o Paraná é, atualmente, uma excelente opção logística”, disse, destacando a organização e eficiência do porto de Paranaguá.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Portos do Paraná