Conheça 5 destinos do Litoral para visitar no feriado de Corpus Christi


Por Amanda Batista Publicado 06/06/2023 às 10h32 Atualizado 18/02/2024 às 13h22
Parque Rio das Onças é uma excelente opção de lazer para os aventureiros de primeira viagem. Foto: Denis Ferreira Netto.

Para mudar a rotina e curtir o feriado prolongado de Corpus Christi que acontece na quinta-feira (8), e quem sabe emendar a viagem até o domingo (11), o JB Litoral preparou uma lista com cinco destinos de ecoturismo e turismo de aventura para aqueles que desejam variar do mesmo “bate e volta” nas praias da região.

Trilhas, cachoeiras, rios, escaladas e passeios aquáticos são algumas das opções para os amantes da natureza, mas não para por aí, a culinária caiçara e os animais exóticos da Mata Atlântica também prometem encantar os turistas no Litoral.

Confira a seguir cinco destinos para “turistar” no próximo feriadão:

1) Pico do Marumbi

O Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, é a maior unidade de conservação do estado aberta ao público e se destaca pela preservação da Mata Atlântica e suas cadeias de montanhas. Este é o destino perfeito para montanhistas e amantes do turismo de aventura.

Além da altura e das trilhas íngremes, o parque se destaca pelo Salto do Macacos, que possui duas cachoeiras que despencam de um paredão de 70 metros de altura, e uma profunda piscina natural.

A trilha de acesso nasce na Estrada das Prainhas, com um percurso que dura cerca de duas horas. A principal forma de chegar ao local é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba, mas o visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Outra alternativa, é ir de carro seguindo pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa até o vilarejo.

Os oito quilômetros restantes até a Estação do Marumbi devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.

Foto: SEDEST

2) Ilha de Superagui


A Ilha de Superagui pertence ao município de Guaraqueçaba e fica localizada ao norte da Baía de Paranaguá. O cenário, que reúne manguezais e restingas, possui uma grande diversidade de animais exóticos, praias desertas, trilha por entre a natureza e vilarejos onde os visitantes podem apreciar a culinária e cultura local.

A única maneira de chegar à ilha é de barco. É possível partir de Guaraqueçaba, da Ilha do Mel ou de Paranaguá. A viagem dura em média três horas, dependendo das condições do mar.

Foto: Tripadvisor.

3) Cachoeira do Salto Parati

A cachoeira do Salto Parati, localizada na Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, é formada por águas cristalinas e cercada pela mata atlântica preservada. A melhor opção de acesso é pelo mar, as embarcações saem da Baía de Guaratuba e levam cerca de 30 minutos para chegar ao porto do rio Parati. Após desembarcar, ainda é preciso fazer uma caminhada de 40 minutos até o local do Salto. Também é preciso fazer o agendamento prévio na Agência de Turismo Comunitário de Caieiras através dos números: (41) 99944-6328/ (41) 99789-0984. 

Durante o trajeto, é possível observar o manguezal, garças, biguás e outras aves aquáticas, além dos pescadores artesanais e áreas de cultivo de ostras e zonas montanhas que compõem o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Foto: Tripadvisor.

4) Parque Estadual do Palmito

Bem na estrada PR- 407, uma Unidade de Conservação faz o plantio responsável dos palmitos. O local é repleto de árvores de grande porte na primeira parte da floresta e, no total, possui três tipos de vegetação, incluindo a restinga e o manguezal. O parque também é o habitat de muitos animais silvestres e perfeito para os amantes de aves, já que os observadores contam com mais de 250 espécies, como o tangará e o supi-de-cabeça-cinza.

Para chegar ao Parque, os visitantes da capital e de Paranaguá podem trafegar pela BR-277, acessar a PR-407 (Estrada das Praias) e seguir em direção ao Balneário Praia de Leste. O parque fica localizado no Km 4 – Zona Rural de Paranaguá. 

Foto: Denis Ferreira Netto.

5) Parque Estadual do Rio das Onças

Em Matinhos, o Parque Estadual do Rio das Onças é uma opção acessível para os aventureiros de primeira viagem. Nele, o visitante pode percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 quilômetro, sem voltar pelos mesmos lugares, sendo que todas elas são bem demarcadas, acessíveis e planas, fazendo do Parque um local acessível para todos os públicos. Para chegar ao rio, o acesso é feito pela PR-412 no Balneário Riviera II em Matinhos.

Foto: Denis Ferreira Netto.

*Com informações da AEN e Viaje Paraná