5º Fórum de Turismo Religioso acontece em março e promete movimentar a economia de Paranaguá


Por Redação Publicado 08/02/2023 às 16h03 Atualizado 18/02/2024 às 04h26
Rocio, festa do rocio
Evento, que acontece entre os dias 15 e 17 de março, acontecerá no Mega Rocio. Foto: Divulgação

Paranaguá será sede do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O evento, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), Sesc-PR, Fecomércio, Convention Bureau, Sebrae-PR e o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, será realizado entre os dias 15 e 17 de março, no Mega Rocio.

Para o vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, a iniciativa representa uma grande oportunidade de demonstrar a capacidade turística e riqueza cultural de Paranaguá. “A cidade poderá apresentar ao mundo sua riqueza cultural, histórica e espiritual, incrementando a economia e mostrando que possui infraestrutura, tanto para a experiência de fé quanto para o lazer e os negócios”, afirma.

Ainda de acordo com o vice-presidente, o Complexo Turístico Religioso Mega Rocio Dom Alfredo Novak é o local ideal para a celebração, já que está situado ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, edificação que confirma o potencial e a vocação para o turismo religioso do município.

A publicidade em torno do santuário é a grande responsável por atrair visitantes de todas as regiões. Porém, os organizadores do projeto pretendem ampliar a rota para outros pontos turísticos da cidade, como o Centro Histórico de Paranaguá, a fim de proporcionar uma experiência completa para os viajantes e movimentar a economia local.

Tanto a Igreja Católica quanto outras matrizes estarão participando deste Fórum, demonstrando suas crenças e riquezas culturais. O turismo religioso está crescendo no Estado e essa é nossa chance de sermos reconhecidos, já que possuímos uma paróquia em homenagem à Padroeira do Paraná”, explica o administrador do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Adan Carlos.

Reunião para definir os detalhes do Fórum no dia 2 de fevereiro. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Parceria com o setor privado

De acordo com José Reis, representante da Convention Bureau, organização responsável por fazer a ponte entre o setor público e privado, a principal missão dos realizadores foi criar uma rota completa de turismo e convencer os empresários locais a se engajarem no projeto.

O que acontece no município é que há uma série de pontos turísticos, mas não há uma ligação em cadeia entre eles. Então, o primeiro passo foi montar esse trajeto e fechar parcerias com o setor privado, a fim de conceder vantagens para os participantes do Fórum”, explica.

Evento histórico

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, celebra a iniciativa e conta que está na expectativa para receber o evento. “O turismo religioso é histórico e está em crescimento constante. Discutir as demandas desse segmento é cada vez mais necessário”, diz.

O Fórum Paranaense de Turismo Religioso é uma ação criada em 2018 pelo Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, formado pela Pastoral do Turismo da CNBB, Assintec, Fecomércio-PR, Paraná Turismo, Sebrae-PR, ABAV-PR. Atualmente, também conta com apoio do Governo do Estado do Paraná, representantes de Rotas Turísticas Religiosas e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.