A passos largos: ampliação da ponte dos Valadares registra instalação da primeira estaca  


Por Flávia Barros Publicado 22/08/2023 às 22h26 Atualizado 18/02/2024 às 21h08

Quase sete meses após a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da ponte que dá acesso à Ilha dos Valadares, nesta terça-feira (22) começou uma etapa importante e simbólica do projeto: a implantação da primeira estaca de sustentação para a nova estrutura. Para viabilizar as obras, que incluem o reforço na sustentação da atual passarela e a sua ampliação, tanto em largura, como na capacidade, são investidos R$ 12 milhões pelo Governo do Estado, e R$ 1.95 milhão em contrapartida da prefeitura de Paranaguá.

Cronograma

Desde a assinatura da ordem de serviço, no final de janeiro, o prefeito Marcelo Roque vem mostrando o andamento do serviço em suas redes sociais, com a publicação de fotos e vídeos que mostram o canteiro de obras, com a confecção de vigas e estacas. Nesta terça-feira não foi diferente, e o chefe da administração municipal voltou a se manifestar e comemorou o avanço do cronograma.

Para quem ainda tinha dúvidas que a nova ponte não sairia do papel: primeira estaca cravada”, ressaltou Marcelo Roque.

Antes da obra propriamente dita

Antes de se chegar ao marco da primeira estaca cravada, foram realizados serviços preliminares, tais como: remoção e instalação de aparelhos de apoio; tratamento de armaduras e recomposição de concreto; tratamento de fissuras e trincas; recuperação de concreto segregado; inclusão de sistema de drenagem; instalação de juntas de dilatação e reparos no piso; instalação de revestimentos protetores contra altas temperaturas; recomposição dos gabiões; recomposição e complementação do guarda-corpo; recuperação de concreto com cloretos e serviços complementares. Além de pavimentação, urbanização, sinalização, paisagismo, instalações elétricas (com a mudança de todos os postes próximos à ponte) e serviços complementares.

Histórico

A passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto foi construída na década de 1990 com largura de 2,55 m, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Em maio de 2003, com o crescimento da população, foi inaugurada sua ampliação lateral, totalizando 4,75 m. Já em 2018, foi executada uma obra de reforço das estacas de fundação. Em 2020, foi realizada outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas da passarela com fibras de carbono. Em 2021 foram contratados estudos e projetos para recuperação e ampliação da passarela, que resultaram na aprovação e contratação da obra, com a assinatura da Ordem de Serviço, em 31 de janeiro de 2023.