“Ambulancha”, conquistada pela deputada Yared, completa um ano facilitando deslocamentos pelas ilhas do litoral


Por Redação Publicado 18/01/2022 às 16h10 Atualizado 17/02/2024 às 00h01

Uma UTI Móvel Aquática, que está a serviço do Corpo de Bombeiros desde o dia 18 de dezembro de 2020, fruto de uma emenda da deputada federal Christiane Yared (PL), há mais de um ano, tem auxiliado no salvamento e atendimento da população mais isolada residentes nas comunidades marítimas do litoral.

A lancha de busca e salvamento, chamada popularmente de “Ambulancha”, e avaliada em mais de R$ 1,5 milhões, tem sido utilizada em diversas situações e ocorrências, desde afogamentos, buscas e encaminhamento para a rede hospitalar da região.

De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Paula Schibelbein, a melhoria na prestação de serviços para a população foi imediata com a aquisição do transporte personalizado.

Ela otimiza deslocamentos e auxilia em atendimentos, resgates e remoções de moradores de ilhas de nosso litoral. Além disso, também atua em ações de segurança, saúde, defesa civil e ajuda humanitária”, ressalta a bombeira.

A única Ambulancha em serviço no litoral paranaense, foi uma ação do trabalho da deputada federal Yared, que se comprometeu em trazer esse benefício de inovação tecnológica e saúde para prestar atendimento à região. Em pouco mais de um ano, desde a vinda do equipamento, ela foi utilizada 38 vezes e, em todas elas, a UTI Aquática se mostrou necessária e eficiente, atendendo diversas situações, dando agilidade e qualidade na resolução de ocorrências.

Disponível 24 horas

A Lancha de Busca e Salvamento foi projetada especificamente para o Corpo de Bombeiros do Paraná e é homologada para operações diurnas e noturnas em regime de navegação costeira e águas interiores, com autonomia para realizar, com apoio de aeronave, duas varreduras completas no litoral paranaense sem a necessidade de reabastecimento”, diz a tenente.

O Corpo de Bombeiros também explica que a embarcação é empregada em regime de prontidão 24h e que, além das missões de busca e salvamento de pessoas e embarcações, também pode auxiliar na resposta a desastres com ajuda humanitária, além de prestar apoio a 1ª Regional de Saúde e ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) com o transporte de vítimas, dentre outras atividades.

Conhecida como a mãe da UTI aquática, a deputada Christiane Yared (PL), afirma que era uma ambição poder trazer esse veículo moderno e de muita importância para a região litorânea e que após muita luta, conseguiu fazer com que a estrutura finalmente estivesse funcionando e, principalmente, melhorando o atendimentos à população. “É gratificante verificar que um sonho torna-se realidade. Sonho sempre em ver a dignidade e a prosperidade da comunidade do Litoral. Estou podendo ser uma agente facilitadora para que isso possa vir a acontecer. A Ambulancha era um sonho que se tornou realidade. É incrível ver as pessoas usufruindo desse bem que está salvando vidas“, celebra a deputada federal.

Para Ana Paula, esse tipo de novidade pode melhorar um dos principais pontos da saúde contemporânea, que é a agilidade. “A lancha auxilia no sentido de que há um tempo de resposta melhor, priorizando sempre o atendimento à vítima”, explica a tenente que também relembra de algumas das vezes em que foi necessário utilizar o transporte marítimo. “As principais ocorrências para as quais a Ambulancha foi acionada são para situações de salvamento ou busca de pessoas em alto-mar, deslocamento de equipes do Corpo de Bombeiros para ilhas em que há informação de busca terrestre de pessoas, situações de atendimento pré-hospitalar, e atendimentos humanitários”, conclui.