Ilha do Mel tem as primeiras emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Paraná; saiba o que muda


Por Flávia Barros Publicado 07/12/2023 às 01h13 Atualizado 19/02/2024 às 06h52

O Registro Geral, popularmente conhecido como RG ou carteira de identidade, é o documento usado há um século para identificar os brasileiros em diversas finalidades. Vem sendo assim há mais de um século. Porém, ao contrário do Cadastro de Pessoa Física (CPF) que possui número único em todo o território nacional, o RG é definido e emitido em cada Estado, sendo assim, cada brasileiro poderia ter 27 números de RG’s diferentes, caso morasse em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal. Isso muda com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o mesmo número do CPF e começou a ser emitida em algumas Unidades da Federação no ano passado. Desde essa quarta-feira (6), o novo modelo passou a ser disponibilizado em todo o país. Já no Paraná, as primeiras CIN’s foram emitidas na Ilha do Mel, no último final de semana, durante a ação “PCPR na Comunidade”, quando foram confeccionadas 266 delas.

Mudanças

Além do novo modelo seguir um padrão único, com número do CPF, que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação, a iniciativa traz mais segurança à população, uma vez que reduz a possibilidade de fraudes.

O modelo antigo vai sair de circulação até fevereiro de 2032, dando tempo para que todos que possuam o documento substituam, gradativamente, o RG antigo pela nova CIN. No Paraná, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.

A iniciativa é uma forma tecnológica de contribuir para a identificação civil e para a prevenção e investigação de crimes, já que o modelo contém um único número, trazendo praticidade e segurança ao cidadão”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

De acordo com o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, este é o primeiro evento de outros que terão a confecção do novo documento. “A edição do PCPR na Ilha do Mel marca o início de uma nova era na identificação civil. A partir de agora todos as carteiras de identidade serão feitas no novo padrão, tanto em nossos eventos como em todos os postos de identificação”, diz.

Como fazer

Quem ainda não possui RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR. Já o cidadão que tem o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.

A CIN possui validades diferentes, de acordo com a idade:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos;
  • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas.

Confira como é o modelo da nova CIN: