Solidariedade: motoboy faz empréstimos gratuitos de cadeiras de roda em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/12/2022 às 17h56 Atualizado 17/02/2024 às 23h52
Motoboy Tiago Doação de cadeiras (8)

Uma cadeira de rodas não é muito barata; em uma pesquisa na internet, é possível encontrar cadeiras a partir de R$ 575. O valor não é acessível à pessoas que precisam viver com um salário mínimo, hoje equivalente a R$ 1.212.

Mas, felizmente, existem pessoas que têm vocação para ajudar o próximo e se realizam ao fazer o bem. É o caso de Tiago da Silva Ribas, motoboy em Paranaguá há quase 10 anos; ele faz empréstimos e doações de cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho etc.

Sou Adventista e na igreja temos projetos de voluntariado, então sempre participei porque gosto de ajudar o próximo. Comecei fazendo os empréstimos e doações assim”, conta Tiago.

Foi em 2021 quando o padrasto de Tiago precisou de cadeira de rodas e banho e o motoboy conseguiu os itens usados. Porém, como o padrasto tinha condições de comprar os objetos novos, disse a ele para doar para alguém que precisasse.

Na mesma época, um colega motoboy tinha se acidentado e eu emprestei pra ele, ele usou uns 50 dias e me devolveu. Foi aí que comecei a emprestar”, relembra.

Ele foi um amigão”, diz homem que recebeu ajuda

De lá para cá, cerca de 50 pessoas já foram ajudadas pela atitude de Tiago. Um deles foi o autônomo Leandro Peretti Kanota, de 37 anos. Casado e pai de dois filhos, um menino de 11 anos e outra de seis anos, ele trabalha com venda de lanches na área portuária.

No dia 22 de outubro ele sofreu um acidente de moto e quebrou o joelho. No dia 23, fez a cirurgia no Hospital Regional do Litoral e, alguns dias depois, recebeu alta. Hoje, Leandro tem três chapas e de 10 a 15 parafusos na perna.

Eu sempre fui desempregado, trabalhando com venda de lanches. Não tinha condições de comprar uma cadeira de rodas, não podia me movimentar, e comecei a procurar nas redes sociais alguém que pudesse me ajudar. Meu vizinho me apresentou o Tiago, que prontamente me atendeu e me concedeu uma cadeira para eu poder me locomover. Ele foi um amigão, é nota 10. Graças a atitude dele me recuperei melhor”, diz Leandro.

Motoboy Tiago Doação de cadeiras (8)
Tiago já ajudou cerca de 50 pessoas realizando a doação/empréstimo e transportando as cadeiras. Foto: JB Litoral


Quem abençoa, é abençoado

Conforme a passagem bíblica de Lucas 1:48, que diz “que abençoado é quem abençoa”, Tiago pôde comprovar a verdade de tais palavras. Ele conta que há cerca de 60 dias foi assaltado e levaram sua moto que era utilizada para trabalho e, também, para realizar as entregas das cadeiras de roda.

Pediram um lanche da lanchonete que faço entregas e quando cheguei no local, já puxaram a pistola. Levaram minha moto. Mas pouco tempo depois fui abençoado com outra moto, ainda melhor do que a que eu tinha. Quando a gente ajuda o próximo, Deus nos ajuda”, diz.

Tiago tem o apoio de três empresas que o auxiliam na reforma das cadeiras para doação. “O ferro velho do Bonaldi me doa as cadeiras velhas; a bicicletaria 3M e Tapeçarias do Marcão, que faz a troca dos assentos das cadeiras”, comenta.

Além de realizar o empréstimo e doação dos objetos, o motoboy também faz a entrega para as pessoas que não podem buscar e faz a reforma das cadeiras, para entrega-las em bom estado.