Alunos com deficiência visual recebem óculos com IA em Guaratuba e Matinhos


Por Amanda Batista Publicado 23/09/2023 às 12h49 Atualizado 19/02/2024 às 00h24

Com o intuito de promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual, o Governo do Paraná deu início a uma ação que está transformando a realidade da rede pública de ensino, a partir da distribuição de 147 óculos com inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 para alunos da Região Metropolitana e do Litoral.

Matinhos e Guaratuba saíram na frente como os primeiros municípios do estado a receberem a tecnologia. Tiago Miguel Dias Gural Muzel, de 14 anos, da Escola Gabriel de Lara, e Ruan Pablo de Lima, de 9 anos, da Escola Juraci Luiza Pereira Corrêa do Rio da Praia, estão entre os pioneiros a utilizar os aparelhos.

Com um investimento total de R$ 2,19 milhões, o valor unitário de cada dispositivo é de R$ 14,9 mil e todos os estudantes com cegueira total da rede estadual de ensino serão beneficiados com o aparelho.

O secretário de Inovação, Marcelo Rangel, destaca a importância do investimento para a inclusão dos jovens. “Através dos dispositivos, os alunos terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado semelhantes às dos demais colegas. Essa inovação promove inclusão e mais acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional“, ressaltou.

Promoção da independência

Thais Cristina Platcha Andrade, mãe do pequeno Ruan, conta que se sente privilegiada por ter sido uma das primeiras famílias contempladas. Para ela, a tecnologia vai auxiliar o filho tanto na escola quanto no dia a dia.

O óculos vai facilitar os estudos e gerar confiança para ele interagir mais na aula. Espero que outros alunos também tenham a mesma oportunidade, pois essa tecnologia fará muita diferença no dia a dia deles e dos pais, já que somente nós, que temos filhos com deficiência visual, sabemos como é cada luta e vemos a importância de cada vitória”, afirma a mãe.

Para ela, outro ponto positivo é que o filho poderá ler os livros que gosta sozinho, como a obra dos Três Porquinhos. “O Ruan também é uma criança autista e gosta muito de histórias infantis. Agora, ele poderá ler os livros sozinho. Então, realmente, só temos a agradecer ao Estado por essa doação”, disse.

Ainda nos primeiros testes, o aluno Tiago Miguel fala sobre a experiência de descobrir o ambiente por meio da tecnologia. “Essa primeira experiência teste foi muito boa, com certeza o óculos vai me ajudar no dia a dia na escola e me possibilitar a fazer mais coisas sozinho”, comenta. “Sou muito grato por essa oportunidade e pelo atendimento que recebi durante minha primeira experiência com o aparelho”, completou.

Como funciona a tecnologia

O dispositivo de tecnologia visual assistiva possui apenas 7,6 cm de comprimento e é acoplado nas hastes de um óculos comum. Equipados com uma câmera inteligente, o aparelho tem a capacidade de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, identificar produtos, cores e cédulas de dinheiro em reais ou dólares, reconhecer rótulos, rostos e até mesmo identificar cores de roupas.

Mas, o grande diferencial do modelo é a possibilidade de adaptação às necessidades individuais. Os usuários podem controlar a velocidade da leitura, escolher entre vozes masculinas e femininas e utilizar comandos para pausar, avançar ou retroceder na leitura.

Nesta fase, eles são utilizados apenas no ambiente escolar, para facilitar a adaptação. Porém, com o feedback dos professores e usuários, a equipe técnica da Secretaria de Inovação vai avaliar se é possível estender o uso da tecnologia para fora do ambiente escolar.

*Com informações da AEN.