Appa voltará com visitas técnicas no Porto de Paranaguá aos sábados


Por Redação JB Litoral Publicado 18/08/2016 às 10h14 Atualizado 14/02/2024 às 15h30

Reportagem do JB foi debatida na Câmara, resultou em reunião no Camboa e surtiu efeito positivo.

Em julho, o JB denunciou a interrupção de visitas técnicas na faixa portuária pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o que era feito desde a gestão do Governador Roberto Requião (PMDB). A situação, denunciada por professores de instituições de ensino de diversas localidades da cidade, afetou negativamente o turismo local, impedindo turistas e grupos de estudantes de conhecerem as instalações do porto e os navios atracados na faixa. Após a reportagem do JB, a Appa reconsiderou a decisão e reabrirá para visita técnica o porto, o que beneficiará os turistas, os setores acadêmico, hoteleiro e gastronômico.

Desde julho, no site da administração portuária, consta a notícia de que as visitas são destinadas somente a grupos com interesses em informações técnicas e comerciais do terminal e as mesmas seriam realizadas de segunda a sexta-feira, de forma gratuita.

No último mês, professores de universidades e escolas do Paraná e de outros estados denunciaram o encerramento da visitação aos finais de semana. Um professor da Unespar Campus Paranaguá, que preferiu não se identificar, criticou na oportunidade a situação. “O fim do atendimento aos sábados prejudica as aulas práticas dos nossos estudantes do Curso de Administração, por exemplo. Mas é pior ainda para quem vem de fora. O fato de morarem longe e terem seus compromissos de trabalho faz com que o atendimento aos sábados seja a única oportunidade para que conheçam o segundo maior porto do país. O nosso terminal portuário, pela importância, tamanho e pelo fato de ser multimodal é por nós considerado como um local especial para aula de campo nos cursos de Logística e Comércio Exterior”, justificou.
 

O professor ainda ressaltou que em 2015, o atendimento aos sábados era realizado normalmente. “Até a metade do ano passado, tinha uma equipe no porto que agendava e atendia com excelência os grupos. Agora informaram que não é possível, que não tem funcionários para atender e que as restrições quanto ao acesso não podem ser resolvidas. Ficamos sem entender porque em dias de semana pode ser feito o passeio e no sábado não. O porto não funciona todos os dias?”, questionou em julho.
 

Segmentos firmaram pacto na busca do diálogo para resgatar as visitas aos sábado no porto. Foto: JB
 

Repercussão na Câmara e no setor empresarial
 

Uma semana após a denúncia do JB ir às bancas nas cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina, o assunto repercutiu na Câmara Municipal com os Vereadores Adriano Ramos (PHS) e Márcio Costa (PRP), criticando a interrupção das visitas. Além disso, o setor empresarial da cidade repercutiu o fato, realizando reunião no Hotel Camboa tendo como tema, o fim das visitas à faixa portuária.

O Vereador Adriano Ramos chegou a ler a matéria na íntegra no plenário, pedindo na oportunidade que a Appa reconsiderasse na decisão de interromper as visitas. O Legislador Márcio Costa também abordou o assunto, afirmando que cerca de 33 mil turistas vieram ao porto em 2015 justamente para realizar as visitas, ressaltando que a decisão da empresa pública afetava negativamente o turismo. Disse ainda que ele e outros políticos tentaram questionar a decisão da Appa, porém não obtiveram retorno da administração portuária.

 

Pressão faz APPA reconsiderar
 

Após denúncia do JB, que repercutiu em toda a sociedade local, a Appa voltou atrás da decisão e anunciou o retorno das visitas técnicas ao porto na segunda quinzena de julho. O Diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, ressaltou, em matéria divulgada na Gazeta do Povo, que iria retornar com as visitas técnicas ao Porto de Paranaguá. O anúncio foi realizado após reunião com o Presidente do Sindicato Empresarial de Alimentação e Hospedagem (SEHA), João Jacob Mehl, que selou a parceria que irá beneficiar acadêmicos de cursos como administração, gestão portuária, comércio exterior, entre outros campos. As visitas terão como tema assuntos como história, importância nacional do porto, projetos estruturais e ambientais, projetos de expansão e futuros. Apesar do anúncio, o gestor da Appa não deu detalhes sobre as datas e horários destinados às visitas, deixando uma incerteza sobre o retorno aos finais de semana, apenas com afirmação, na matéria, que mais detalhes seriam anunciados em breve.

A reportagem tentou em julho o contato com a Appa questionando o motivo da interrupção das visitas técnicas à faixa portuária, porém, até hoje não recebeu nenhum tipo de resposta da assessoria.