Associação de Moradores e Lojistas divulgam cartas apoiando Tarifa Zero em Paranaguá


Por Publicado 07/12/2021 às 17h42 Atualizado 16/02/2024 às 21h00

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas-Paranaguá) e a União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (Umamp) divulgaram ontem (6) e na tarde desta terça-feira (7), cartas abertas destinadas ao prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PODEMOS).

O JB Litoral recebeu com exclusividade os dois arquivos que tratam da tarifa zero nos ônibus da cidade. Os documentos surgem no dia em que ocorre uma sessão na Câmara dos Vereadores para tratar do tema que mobilizou a opinião pública parnanguara na semana passada. A medida gerou controvérsia e chegou a ser retirada de pauta após pressão do funcionalismo.

Na nota do Sindilojas, a instituição afirma apoiar a proposta, que é de iniciativa da prefeitura, alegando que a medida trará benefício para todos. “[A tarifa zero é] um projeto pioneiro que proporcionará, além da gratuidade, um fomento ao comércio local, pois com isso facilitará o deslocamento dos cidadãos parnanguras de um bairro a outro sem custo algum e de qualidade“, esclarecem.

Já a Umamp solicita que o prefeito reavalie a retirada de pauta e diz que é necessário haver compreensão em prol daqueles que mais necessitam. “Tendo como exemplo a vacinação itinerante contra a Covid-19, fica claro a dificuldade das famílias em se deslocar. A cada bairro que recebe a vacina, é possível encontrar milhares de pessoas que não tomaram nem a primeira dose por não ter dinheiro para pagar um simples transporte“, dizem.

Confira abaixo as duas notas:

Os documentos são assinados por Mario Ebres, presidente da Umamp e Said Khaled Omar, presidente do Sindilojas-Paranaguá. A reportagem entrou em contato com os dois para comentar os documentos públicos, mas ambos informaram estar ocupados e não puderam responder nossos questionamentos. Se houver uma resposta, esta reportagem será atualizada.

O JB Litoral segue acompanhando a sessão plenária na casa legislativa e trará mais informações ao fim dos trabalhos.