Força Verde desmonta acampamento e apreende madeira em área de proteção


Por Redação Publicado 24/05/2022 às 08h45 Atualizado 17/02/2024 às 09h11

Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) demonstraram, na semana passada, um acampamento usado por pessoas que estavam fazendo a extração ilegal de madeiras nativas dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba.

A ação teve início na manhã da quinta-feira, 19, quando os policiais realizavam patrulhamento aquático pelo rio Bucuera, no município de Paranaguá, e fizeram uma incursão a pé por um local com registro de ocorrências de crime ambiental.

Durante a atividade, os policiais percorreram uma trilha e, após 50 minutos de caminhada, encontraram várias árvores da espécie Guaricica (volchysia bifalcata) cortadas e com indícios de que estavam sendo beneficiadas.

Na sequência, foram localizadas um total de 50 tábuas, medindo 2,6 metros de comprimento por 25 centímetros de largura, perfazendo 0,6500 m³ de madeira nativa. Também foram localizadas 4 vigas da mesma madeira, medindo 6 metros de comprimento por 6 centímetros de largura, totalizando 0,2880 m³.

Logo depois, ao serem realizadas buscas por suspeitos, os policiais se depararam com o acampamento no meio da mata, no entanto, não foi encontrado nenhum suspeito. No local os policiais apreenderam uma caixa plástica com 14 munições de arma de fogo calibre 22 e, em seguida, destruíram as instalações.

Diante dos fatos, a equipe policial realizou a apreensão da madeira nativa, a qual foi doada para a Secretaria de Meio Ambiente do município de Paranaguá. As munições foram encaminhadas para sede da Delegacia de Polícia Federal, em Paranaguá, para que fossem tomadas as devida providências e toda situação registrada em boletim de ocorrência.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…