Guaraqueçaba negocia parcerias para atender da saúde básica até especialidades e urgência e emergência


Por Flávia Barros Publicado 04/12/2022 às 11h25 Atualizado 17/02/2024 às 23h06

Com o status de cidade mais isolada do Paraná devido às condições precárias da PR-405, único acesso terrestre para Guaraqueçaba, os moradores do município ficam sem opção de atendimento médico após o horário de expediente das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando ocorre alguma urgência ou emergência, o transporte até alguma unidade hospitalar precisa ser feito por mar, na ambulancha. O problema é que os custos são altos e, atualmente, são completamente arcados pela Prefeitura.

SEM SAMU


O JB Litoral conversou sobre o assunto com a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch. A chefe do Executivo municipal revelou que está sendo firmada uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A parceria será a ajuda financeira ao município para atendimento de urgência e emergência. Nós estamos no CISLIPA e pagamos o SAMU, porém não temos base do SAMU e o município há anos realiza esse atendimento à população. Entendemos que não podemos deixar nossas comunidades descobertas desse atendimento, é a vida das pessoas que está em jogo. Então fomos buscar alternativas para que o estado nos ajude e não onere o município com essa ação que é de responsabilidade do Estado”, disse a prefeita.

Lilian Narloch também detalhou de que forma o serviço é feito e do que precisam para avançar na qualidade da saúde na cidade. “Nós temos carros e barcos voadeira fazendo o transporte do pessoal que, porventura, tiverem algum problema de saúde, como passarem mal, mulheres em situação de parto, AVC, algum problema cardíaco ou em casos de acidente. Então o município acaba fazendo esse trabalho e atendendo as 26 ilhas e 14 comunidades rurais. Essa parceria com o governo estadual vai ajudar para que possamos dar o melhor atendimento à população de Guaraqueçaba. Procuramos o secretário de Estado, que nos recebeu muito bem, firmando essa parceria para que ele nos ajude na questão de combustível, na de barcos ou motores para que a gente possa fazer com melhor qualidade essas remoções”, finalizou.

REFORÇO NA SAÚDE

Reunião para tratativas de parceria com FEMPAR foi realizada na semana passada. Foto: Prefeitura de Guaraqueçaba

Em outra frente para reforçar a rede de atendimento de Saúde no município, uma parceria está sendo construída com a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). De acordo com o vereador Alcendino Ferreira Barbosa (PSDB), o Thuca da Saúde, que está deixando a secretaria para reassumir o cargo na Câmara, as tratativas já vêm sendo realizadas há algum tempo e, na última quarta-feira (23), foi realizada uma reunião da qual participaram, além dele, a prefeita Lilian, a até então diretora geral da Saúde, Joelma Calado, que agora assume como secretária da pasta, o presidente da Câmara, Oséias Inácio (PSC), e representantes da FEMPAR.

A ideia é ter estudantes de medicina e outras áreas de saúde como enfermagem, psicologia, geriatria, e outras especialidades, sob a supervisão de professores da entidade, para prestar atendimento à população. A gente já está concluindo a primeira fase do projeto, que é a etapa de levantarmos os dados estatísticos do município, tanto epidemiológicos como outros indicadores. Com essas informações compreenderemos o que município precisa e, dentro disso, a universidade vai ver o que que pode ser feito para trazer para cá esses profissionais”, disse Thuca ao JB Litoral.

CONTRAPARTIDA


A previsão é de que a coleta de dados termine ainda este ano e, a partir de janeiro, comecem os ajustes para que a parceria seja firmada. Thuca explica que o poder municipal oferecerá a questão da infraestrutura, transporte, hospedagem e a alimentação do pessoal da Mackenzie. Já a FEMPAR entra com a mão de obra e com os profissionais que irão prestar o atendimento na UBS Padre Mário Di Maria.

Além dos atendimentos básicos e especializados, eles também viriam com as palestras, tudo relacionado à saúde, e os atendimentos psicológicos, cuja demanda aumentou bastante devido às duras experiências da pandemia. Essa parceria ajudaria bastante o nosso município, pois todos sabem que é diferente dos outros, já que temos a dificuldade pela estrada e por mar também, devido às características geográficas. São 26 ilhas e 14 comunidades rurais, então a intenção é trazer esse polo para iniciar na sede do município, pois sozinhos não conseguimos caminhar”, explicou Thuca.

CONQUISTAS RECENTES


Servidor público de carreira, Thuca da Saúde foi o vereador mais votado nas eleições de 2016 e 2020. Já na condição de parlamentar, licenciou-se da Câmara para ocupar o cargo de secretário da Saúde no Executivo Municipal por duas ocasiões. Ele deixa a pasta após dois anos na função, para reassumir o cargo legislativo.

Segundo o vereador, o que o motivou a voltar para a Câmara “foi a continuidade dos trabalhos no legislativo em prol da população, em que eu tenho 26 projetos que beneficiam o povo guaraqueçabano”, defendeu.

Fazem parte de algumas ações de Thuca como secretário, apenas neste ano, a entrega da sala de exames e diagnóstico equipada com ultrassom, eletrocardiograma e dermatoscópio – aparelhos com tecnologia de ponta para atendimentos que, até então, eram realizados por clínicas fora do município. Também a entrega de veículo 0km para a Casa de Apoio em Paranaguá, para dar suporte às pessoas que farão o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e a aquisição de uma nova ambulância para atender à comunidade rural de Tagaçaba. Além da Casa de Apoio, importante passo para dar suporte aos guaraqueçabanos que precisam sair da cidade para ter acesso a tratamentos e se recuperarem de procedimentos, antes de voltarem para casa.