Obra de revitalização da Praça do Guincho deve iniciar nesta semana


Por Redação JB Litoral Publicado 16/06/2015 às 13h29 Atualizado 14/02/2024 às 08h12

Deve iniciar ainda nesta semana a obra de revitalização da Praça Rosa Andrade, também conhecida como Praça do Guincho, às margens do Rio Itiberê, no Centro Historio de Paranaguá. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Planejamento, Rita Abe, nesta terça-feira (dia 16).

“Estamos aguardando a autorização da Caixa Econômica Federal para emitirmos a ordem de serviço à empresa que vai realizar a obra”, explicou a secretária. O projeto foi debatido com a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná.

A Caixa Econômica Federal é quem autoriza o início da obra porque o recurso de R$ 253.910,00 virá do Ministério do Turismo, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Reinhold Stephanes. A contrapartida da Prefeitura de Paranaguá é de R$ 10.160,00.

A Praça do Guincho receberá melhorias no piso, na iluminação e as áreas com sombra receberão tratamento diferenciado, para que tanto parnanguaras como turistas possam aproveitar melhor o local. Haverá construção de ciclovia e pista de caminhada, que começarão na cabeceira da Ilha dos Valadares e seguirão até a avenida Coronel José Lobo, beneficiando milhares de pessoas.

Houve alterações no projeto. A fonte em frente ao Centro Gastronômico da Juventude não será mais usada, mas a estrutura e o mosaico colorido serão aproveitados. A previsão é que a obra dure 4 meses.

Quando do anúncio da obra, no final de 2014, o prefeito Edison Kersten destacou que a revitalização da Praça do Guincho faz parte de um pacote de investimentos na região da Rua da Praia, que tem como objetivo movimentar o setor turístico. “Nossa cidade estará muito mais bonita com esses investimentos que estão sendo realizados”, garantiu o prefeito.

A Praça do Guincho é um ponto turístico bastante visitado da cidade. Criada no início do século XIX é um lugar perfeito para casais de namorados curtirem as noites de luar e aproveitarem a brisa do Rio Itiberê. É característica pelo guincho e pela âncora gigante, que simbolizam o local que já foi o primeiro porto da cidade, quando em outras épocas era porta de saída e entrada para o comércio marítimo.