Procissão Marítima reúne milhares de fieis no domingo


Por Redação JB Litoral Publicado 10/11/2014 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 03h52

Uma demonstração de fé, renovação da esperança e agradecimento por graças recebidas. Esse foi o retrato da 11ª Procissão Marítima em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, que aconteceu na manhã de domingo (9), e reuniu milhares de fieis da Padroeira do Paraná. O prefeito Edison Kersten, que estava em viagem oficial a Gramado (RS), foi representado pela primeira dama, Drª. Terezinha Flenik Kersten.

De acordo com a Capitania dos Portos, 60 embarcações participaram do cortejo, que saiu das proximidades do Aquário Marinho e seguiu, pelas águas do Rio Itiberê, até o trapiche do Santuário Estadual do Rocio. A imagem de Nossa Senhora seguiu no barco da Capitania e, após o desembarque, o padre Sérgio Campos, reitor do Santuário, celebrou uma missa em louvor à Padroeira do Paraná.

A Drª Terezinha salientou a participação dos fieis. “Independente da religião ou credo, é um momento importante de renovação da fé e da esperança. O dia lindo de sol proporcionou uma bela procissão e a organização e os fieis estão de parabéns”, disse.

Homenagem

Os milhares de fieis que acompanharam a procissão levaram histórias de agradecimento por graças recebidas. É o caso de Maria do Rocio Chemure, que nasceu no dia da Padroeira – 15 de novembro – e que leva no nome a homenagem a Nossa Senhora.

Segundo ela, que tem 69 anos e participa da Festa há muito tempo, seu nome é um agradecimento por uma graça recebida no momento de seu nascimento. “Sou gêmea e minha mãe teve dificuldades durante o parto. Era o dia de Nossa Senhora, ela rezou e o parto aconteceu sem problemas. Depois disso, recebi o nome em homenagem”, disse. “Sou muito honrada por levá-la em meu nome e hoje estou aqui, como sempre, para renovar a fé e agradecer a Nossa Senhora pelas graças obtidas”, disse.

Segundo a organização da Festa, espera-se, até o dia 16 de novembro, a passagem de 500 mil pessoas pelo Santuário.

Confira a programação da Festa de Nossa Senhora do Rocio:

10 de novembro (segunda-feira) – 6h e 19h – Missa “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das Graças”; 9h – Missa dos “Estudantes e profissionais da Educação”; 18h – 5ª Novena à Mãe do Rocio.

11 de novembro (terça-feira) – 6h e 19h – Missa “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora acolhedora da Boa Nova”; 9h – Missa dos “Estudantes e profissionais da Educação”; 18h – 6ª Novena à Mãe do Rocio.

12 de novembro (quarta-feira) – 6h e 19h – Missa: “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos que creem na vitória sobre o sofrimento”; 9h – Missa dos “Estudantes e profissionais da Educação”; 18h – 7ª Novena à Mãe do Rocio.

13 de novembro (quinta-feira) – 6h e 19h – Missa: “Mãe do Rocio, ternura de Deus, socorrei nossas famílias”; 9h – Missa dos “Estudantes e profissionais da Educação”; 18h – 8ª Novena à Mãe do Rocio.

14 de novembro (sexta-feira) – 6h e 19h – Missa: “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos trabalhadores”; 9h – Missa dos “Estudantes e profissionais da Educação”; 18h – 9ª Novena à Mãe do Rocio; 21h – Show com Grupo Talagaço.

15 de novembro (sábado) – 7h e 8h – Missa Solene “Mãe do Rocio, ternura de Deus”; 10h30 – Solene Missa Campal da Festa de N. Sra. do Rocio; 12h, 14h e 15h – Missa Solene “Mãe do Rocio, ternura de Deus”; 15h – Teatro sobre História de Nossa Senhora do Rocio; 16h – 201ª Solene Procissão Festiva da Mãe do Rocio; 21h – Eric e Matheus.

16 de novembro (domingo) – 8h, 11h30 e 15h – Missa “Mãe do Rocio, ternura de Deus”; 16h – Apresentação de fandango; 17h – Missa na Catedral de Paranaguá; 18h – 201ª Solene Procissão luminosa de Retorno da Mãe do Rocio; 19h – Momento Mariano com a “entronização da Imagem da Mãe do Rocio”; 21h – Promoção de Prêmios.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…